As fintechs vem cada vez mais ganhando espaço e cada dia mais ouvimos esse termo no nosso dia a dia, resultado de uma grande busca pela nova era da tecnologia.
Mas você sabe o que significa e em qual nicho de mercado se encaixa? Acompanhe nosso artigo que vamos te explicar tudo!
O que é Fintech?
O termo Fintech deriva da união das palavras financial (financeiro) e technology (tecnologia) e tem como objetivo oferecer e otimizar produtos e serviços financeiros totalmente digitais. Essas empresas possuem baixos custos operacionais comparado a bancos físicos, proporcionando, para alguns produtos e serviços, isenção de taxas e juros.
Quais são os tipos de fintechs?
Abaixo, vamos citar alguns modelos de fintechs e conhecer um pouco de cada uma delas.
- Pagamento: As fintechs de pagamento são as mais utilizadas no dia a dia. Através delas podemos efetuar o pagamento de compras e vendas de bens e serviços.
- Contabilidade: As fintechs de contabilidade auxiliam na gestão financeira de empresas que buscam uma gestão com processos tecnológicos para controle de contabilidade, faturamento, folhas de pagamento etc.
- Crédito ou empréstimo: Fintechs de crédito ou empréstimo são empresas digitais que oferecem o serviço da contratação de um crédito de forma totalmente digital e, na maioria das vezes, menos burocrático.
- Crowdfunding: Essas fintechs tem como principal objetivo o financiamento coletivo para arrecadar recursos através de projetos. Um exemplo básico é a plataforma Vakinha.
- Investimento: As fintechs de investimento são empresas que usam a tecnologia como forma de propiciar investimentos mais rentáveis e com pouca burocracia. Os investimentos podem ter relação com mercado imobiliário, de câmbio ou criptomoedas.
- Seguros: Também conhecidas como Insurtechs, Insurance, que significa “seguro” e Technology, que significa “tecnologia”, as fintechs de seguros são empresas digitais que proporcionam serviços no ramo de seguros entregando mais tecnologia e melhor experiência financeira para os clientes, principalmente na gestão de riscos desse mercado.
Como funciona uma fintech?
As fintechs funcionam de forma digital, oferecendo a mais avançada tecnologia dos seus recursos e serviços. Um dos principais objetivos é trazer simplicidade e praticidade dos processos. Na contratação de um crédito por exemplo, ele pode ser aprovado em poucos minutos e o valor liberado em algumas horas para o cliente.
Quais as diferenças entre fintechs e bancos tradicionais?
Ao contrário dos bancos físicos, as fintechs possuem atendimento e oferta de produtos e serviços de forma totalmente digital, sem a necessidade de deslocamento até uma agência bancária.
As fintechs vem com uma proposta diferente dos bancos tradicionais com processos mais ágeis, rápidos, menos burocráticos, o que acaba impactando muitas vezes em redução de juros e taxas, além de vantagens facilitar a personalização, que também são oferecidas por algumas instituições.
Qual a diferença entre fintechs e startup?
As startups são empresas de que possuem modelos de negócios inovadores, mais comumente baseados em tecnologias digitais, inclusive as que suportam soluções financeiras.
Já as fintechs nada mais são do que as startups que têm por objetivo oferecer a mais recente tecnologia através de produtos financeiros também com baixo custo inicial, proporcionando aos seus clientes produtos e taxas mais baratos.
Quais as vantagens das fintechs?
Uma das grandes vantagens iniciais das fintechs é a agilidade. Por ser um processo totalmente digital, onde o cliente faz todas as transações diretamente pelo computador ou celular, e também por ainda ser novidade no mercado, as fintechs vem ganhando cada vez mais espaço por facilitar a vida de quem utiliza bancos digitais, oferecendo benefícios exclusivos para a captação de clientes.
O preço justo de juros, taxas de manutenção de contas, taxas de transferência, anuidade de cartão de crédito, entre outros, aliado a tecnologia de ponta oferecida são grandes atrativos, trazendo uma melhor experiência financeira a seus clientes e usuários de produtos e serviços.
Fintechs são seguras?
Devido à um número crescente de golpes que acontecem em vários canais digitais e aplicativos, os consumidores, principalmente de serviços financeiros, possuem um certo receio e um cuidado maior na hora de realizar qualquer tipo de transação de forma digital.
De modo geral, as fintechs são seguras. Algumas podem ser reguladas pelo Banco Central do Brasil e podem ser consultadas a qualquer momento diretamente no site da entidade. É importante pesquisar, procurar a procedência, saber quem são os seus parceiros e principalmente se ela está de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais antes de contratar quaisquer serviços de uma fintech.
Quais as fintechs no Brasil?
Citamos abaixo algumas fintechs popularmente conhecidas:
- TentosCap, uma fintech pré-operacional focada no crédito para agronegócio
- Banco Inter, Nubank e o C6 Bank, bancos totalmente digitais.
- Vakinha, uma Crowdfunding de financiamento coletivo.
Sendo assim, as fintechs estão em grande alta no ramo de serviços financeiros digitais e a tendência é que eleve cada vez mais.
Sempre em busca da melhor tecnologia a fim de proporcionar uma experiência financeira diferente dos bancos tradicionais, as fintechs inovam cada mais na sua proposta de negócio, facilitando a vida de todos os usuários desses produtos e serviços.