Seguro agrícola como ferramenta para gestão de riscos

Sabemos que a agricultura é uma atividade de elevado risco e significativa incerteza, principalmente em decorrência das instabilidades da origem climáticas, assim como, as oscilações de mercado. O que de fato, faz com que uma adequada gestão de riscos afete positivamente a estabilidade da renda …

Dicas para melhorar a gestão financeira da propriedade rural

Atualmente devido às grandes mudanças ocorridas no setor agrícola nos últimos anos, o produtor rural precisou passar a se preocupar com questões que vão além do simples cultivo das lavouras ou da produção pecuária a competitividade, as relações trabalhistas, as questões ambientais, a política tributária …

Principais passos para melhorar a gestão da propriedade rural

         A gestão rural tem como objetivo a melhoria dos processos da propriedade, redução de custos, redução dos riscos e com isso, gerar ao final da produção um aumento da receita. A partir de uma boa gestão o produtor tem um maior …

App tentoscap:  solicitação de cartão totalmente digital 

Os aplicativos fazem cada vez mais parte da rotina de produtores rurais para gerir seus negócios, acompanhar dados agrícolas e fazer sua gestão de safra. As tecnologias são ferramentas de uso diário que trazem soluções para aumentar a eficiência e tomadas de decisões.  São usados …

Quais os principais indicadores financeiros para a gestão rural?

Indicadores financeiros são determinados através de métricas, que quando coletadas geram informações sobre aspectos das demonstrações financeiras de uma empresa, assim, o indicador fornece dados relevantes para gestão do negócio, e principalmente sobre as tomadas de decisões, sobretudo acerca da saúde financeira do negócio e …

Práticas sustentáveis na agricultura

Práticas sustentáveis no campo vem sendo cada vez mais procuradas pelos produtores rurais nos últimos anos, e quais são suas principais formas de implementação.  Isto se deve a diversos fatores, dentre eles, o aumento da população mundial, novas tecnologias e a crescente necessidade da preservação …

Seguro Agrícola e principais definições em caso de sinistro

O seguro agrícola é uma das ferramentas que protege os produtores rurais contra perdas causadas por eventos climáticos adversos. Mas, para que se possa garantir que a indenização será efetivamente concedida em caso de sinistro, é essencial que os produtores e gestores envolvidos nos processos, …

Desafios do clima para o produtor rural

O fenômeno climático do  El Niño é bem conhecido pois periodicamente impacta as condições meteorológicas no mundo todo e quando este fenômeno atinge níveis excepcionais de intensidade como por exemplo, uma anomalia da temperatura do Oceano Pacífico que excede 2,5 graus Celsius acima da média, …

Quais são os tipos de commodities?

Primeiramente qual a definição do conceito de commodities? Commodities, palavra de origem inglesa, significa mercadoria. Esse termo refere-se a um determinado bem ou produto de origem primária que é comercializado, e esse mercado é composto por recursos agrícolas, minerais, vegetais entre outros. As commodities são …