Quais os principais indicadores financeiros para a gestão rural?

Indicadores financeiros são determinados através de métricas, que quando coletadas geram informações sobre aspectos das demonstrações financeiras de uma empresa, assim, o indicador fornece dados relevantes para gestão do negócio, e principalmente sobre as tomadas de decisões, sobretudo acerca da saúde financeira do negócio e o quão rentável pode ser. 

E qual a sua importância? 

Obter uma gestão de dados através de indicadores financeiros é importante para monitorar a performance do negócio. Ou seja, ao consultar um indicador financeiro, seja listando, planejando e revisando dados anuais, por exemplo, é possível determinar qual é o lucro e o grau de endividamento, seja por safra, ou ano fiscal.  O que fará toda a diferença na hora de escolher qual a melhor ação para investir nos meses seguintes. O que demonstra que indicadores financeiros não são valiosos somente para os investidores ou macro empresas, mas também para  gerir determinadas atividades que levem a ter custo e despesa, seja de uma propriedade rural, uma próxima safra ou até mesmo custos com funcionários.  Através do desempenho avaliado, o gestor da organização consegue traçar uma previsibilidade de futuro, ficando mais fácil delinear com clareza os pontos frágeis do negócio, bem como seus principais potenciais.

Assim,  os números gerados são dados registrados para determinar uma boa  gestão  que auxiliam na  definição de estratégias para tornar o negócio mais rentável.

Para iniciar, é necessário conhecer bem quais serão os indicadores a ser determinados, quais as necessidades e onde se deseja chegar? Aliás, quais são os objetivos?

É a partir deste pensamento que será possível estabelecer quais são as principais metas de crescimento e analisar os resultados de uma forma mais efetiva.

Listamos alguns dos principais indicadores financeiros da propriedade rural: 

Indicador de produtividade: A produtividade é a relação de eficiência e tempo dentro da realização de uma determinada atividade, ou seja, quanto menor for o tempo para realizar o melhor resultado, mais produtivo será. Desta forma, existem inúmeras maneiras de medição e tudo vai depender do que é mais importante para o negócio no momento, como o nível de aumento das produções, a lucratividade por cada espaço da sua propriedade, entre outras opções.

Margem de lucro: O lucro é sempre a palavra que deve vir a frente, dentro do planejamento,  isto porque refere-se aquele valor restante quando descontamos os custos. Ou seja, um valor que pode ser destinado de diferentes formas no futuro, como para investimentos, atualização de maquinários, além, claro, de ser a remuneração do produtor rural.

Indicadores de administração: é importante o mapeamento de todos os gastos, desde custos por exemplo, para alimentação do gado, como custos com o planejamento de lavoura,  dentre eles, insumos, sementes e todo manejo relacionado às plantações, sempre pensando nas condições de cada período. 

Qualidade na produção: é crucial verificar a qualidade do que está sendo produzido, com este indicador é possível estabelecer parâmetros que garantam que tudo que vai sair terá a qualidade desejada e esperada por quem irá receber. Sendo assim, depois de conhecer alguns fatores que podem transformar as ferramentas de gestão para melhor, saiba quais destas aplicações fazem sentido para relevância do negócio, direcionando as atividades, identificando erros e otimizando as suas operações.

Com isso, a inclusão de indicadores na propriedade rural são um grande aliado no trabalho, com uma boa eficiência na mensuração de resultados em cada etapa do processo, possibilita ao agricultor e/ou administrador da propriedade a explorar ao máximo seu potencial no dia a dia.

Você também pode gostar…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *