Práticas sustentáveis na agricultura

Práticas sustentáveis no campo vem sendo cada vez mais procuradas pelos produtores rurais nos últimos anos, e quais são suas principais formas de implementação. 

Isto se deve a diversos fatores, dentre eles, o aumento da população mundial, novas tecnologias e a crescente necessidade da preservação da natureza. 

Com evoluções no que se refere à sustentabilidade, as propriedades utilizam melhor suas capacidades de instalação, além da qualidade de seus produtos. Ainda, investir nessas ações no agronegócio, maximiza a rentabilidade das safras e reduz custos operacionais. 

É fundamental frisar que cada vez mais, os consumidores buscam produtos sustentáveis no mundo atual, e com isso,  ter uma visão de negócio, além da parte financeira, pode ser um diferencial em segmentos do mercado. 

Com isso, separamos as 5 principais práticas sustentáveis aliadas do produtor rural: 

Agricultura de conservação: utilizar técnicas como plantio direto, rotação de culturas e cultivo mínimo, ajuda a reduzir a erosão e a aumentar a qualidade do solo. 

Uso eficiente de água: técnicas como irrigação por gotejamento e microaspersão ajudam a reduzir o uso excessivo de água na agricultura. 

Manejo integrado de pragas: uma abordagem que envolve o uso combinado de diferentes técnicas, dentre elas, o controle biológico e uso de plantas repelentes de pragas, para o controle eficiente e sustentável. 

Uso de fertilizantes orgânicos: em vez de fertilizantes químicos, os fertilizantes orgânicos, como composto e esterco, são uma opção mais sustentável, pois ajudam a melhorar a saúde do solo e a reduzir a poluição da água. 

Agricultura de precisão: uso de tecnologia de precisão, como por exemplo, drones e sensores, pode ajudar os agricultores a identificar áreas que precisam de mais ou menos fertilizante e/ou água, permitindo um uso mais eficiente de recursos, reduzindo o seu desperdício. 

Rotação de culturas: a rotatividade de culturas em uma mesma área, ajuda a controlar doenças e pragas, ainda, melhorar e preservar a qualidade do solo. 

Conservação da biodiversidade: preservação de áreas naturais e a implementação de corredores ecológicos ajudam a manter a diversidade biológica e a aumentar a polinização natural, aumentando a produtividade e a resiliência das culturas. 

Essas são apenas algumas das muitas práticas sustentáveis que os produtores rurais podem adotar para redução de impactos ambientais, sua atividade e garantir a sustentabilidade a longo prazo. 

Construir uma evolução no campo, com algumas práticas sustentáveis na agricultura não só é importante para contribuir para a preservação do nosso meio ambiente, como também para redução de custos de produção que refletem principalmente nos resultados do negócio.

Você também pode gostar…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *