Contabilidade do agronegócio: como fazer a contabilidade do produtor rural?

O que faz a contabilidade do agronegócio?      

A contabilidade do agronegócio é o resultado de toda a parte da aplicação de técnicas e de controle financeira de uma propriedade rural. É nesse momento que é feito o registro das compras, vendas, recebimentos, pagamentos, fluxo de caixa, impostos, entre outras obrigações.

A análise destes dados traz para o Produtor Rural tudo o que há de errado com a saúde financeira da propriedade. A partir disso é feito o planejamento para a correção do erro e a implementação de mudanças, permitindo que o negócio rural flua com maior eficiência e automaticamente, melhoria da situação financeira.

Posteriormente, o responsável pela análise dos dados contábeis da propriedade rural irá verificar os impactos pós mudanças e o processo é trazido definitivamente para o dia a dia.

É importante ter em mente na hora de fazer a contabilidade ou de contratar um profissional para exercer esse papel que o segmento do agronegócio possui características próprias e exige conhecimentos relativos à contabilidade rural, dessa forma, deve se ter conhecimento também sobre as questões tributárias, ficais, legais e trabalhistas.

Qual a importância da contabilidade para o agronegócio?                            

A contabilidade no agronegócio tem um papel fundamental, principalmente para a saúde financeira da propriedade rural. Além disso, traz para as propriedades um melhor posicionamento de mercado e principalmente métricas conclusivas das estratégias que realmente estão sendo efetivas para o negócio.

Como é feita a contabilidade do produtor rural?          

Para que seja realizada a contabilidade do produtor rural é feito o estudo das terras, equipamentos, fertilizantes, entre outros ativos e passivos como empréstimos bancários, financiamentos e o patrimônio líquido da propriedade rural. Todos esses dados devem ser descritos em uma planilha ou software de gestão agrícola para que, posteriormente, possa ser feita toda a gestão da contabilidade e possa ser verificado os detalhes divergentes.

Dicas para fazer a contabilidade do agronegócio                        

Para que a contabilidade da propriedade rural seja feita de forma que não deixe nenhum detalhe para trás é importante que haja uma dedicação especial e principalmente uma organização quanto as informações que serão lançadas em planilha ou software, por isso registrar todos os detalhes é uma dica bem válida.

Conhecer a sua própria situação financeira é de extrema importância, principalmente para traças metas e planos de ação, evitando que a saúde financeira da propriedade tenha problemas futuros. Outra dica é separar os custos da propriedade rural dos custos pessoais. A propriedade deve ter o seu próprio fluxo de caixa e para os produtores rurais deve ser estabelecido um pró-labore.

Quais são os principais tributos inerentes às atividades agrícolas?                     

Pessoa física

ICMS – Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços:

Como estes produtos são  do setor primário, muitos podem ter o benefício da isenção ou da não incidência, sendo que quando tributado, o produtor é o responsável por recolher quando o produto for vendido para o consumidor final pessoa física ou para outros estados. Quando a venda for para pessoas jurídicas dentro do estado, ficam responsáveis pelo recolhimento na saída do produto oriundo.

Imposto de Renda

Os produtos rurais possuem sua operação tributada de dois jeitos: pela diferença entre as receitas e despesas da atividade rural, o lucro, onde soma-se o resultado aos rendimentos tributáveis e após as deduções autorizadas, é aplicado a tabela de cálculo do IR. A outra opção é por arbitramento, onde são tributados apenas 20% da receita bruta da atividade rural, que deve ser somado aos demais rendimentos tributáveis e após as deduções autorizadas aplica-se a tabela do Imposto de Renda.

Outro tributo é o Funrural, o qual hoje é exigido na Pessoa Física e deduz 2,3% sobre o valor bruto da venda da produção rural. Quando a venda ocorrer para pessoas jurídicas, estas são obrigadas ao recolhimento, podendo descontar do produtor rural pessoa física.

Pessoa jurídica

Na pessoa jurídica, os principais tributos inerentes são o Imposto de Renda Pessoa Jurídica, a Contribuição Social sobre Lucro Líquido, Programa de Integração Social, Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social, Contribuição Patronal sobre a Venda dos Produtos e o Imposto Territorial Rural.

Como fazer a contabilidade para o agronegócio?                      

A contabilidade da propriedade rural pode ser feita por um profissional da área contábil ou pelo próprio Produtor Rural, lembrando que a contabilidade do agronegócio possui características próprias e exige conhecimentos relativos à contabilidade rural. Além disso, a contabilidade pode ser feita através de planilhas de Excel ou até mesmo mediante a contratação de softwares de contabilidade rural ou até mesmo empresas terceirizadas que exerça essa função.

Você também pode gostar…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *