Quais as vantagens do crédito com garantia de imóvel rural?

A garantia de imóvel rural traz vantagens na hora da tomada de crédito, tanto para o Produtor quanto para a instituição financeira. Os principais benefícios são a redução da taxa de juros, menor risco para a operação entre outros benefícios.

Quais bancos fornecem crédito com garantia de imóvel rural?

Em geral, todas a instituições financeiras oferecem operações de crédito com garantia de imóvel rural. Existem diversas modalidades de operações que se enquadram conforme a necessidade de cada pessoa, como por exemplo o Capital de Giro, que se trata de uma modalidade de crédito feita especialmente para o Produtor Rural que comprovar sua atividade agrícola e pecuária.

Quais os documentos necessários para contratar crédito com garantia de imóvel rural?              

As instituições financeiras possuem seu kit próprio de documentos que são exigidos para a tomada de crédito. Além dos documentos pessoais do contratante, existem uma série de documentos do imóvel dado em garantia que podem ser solicitados, sendo eles:

  • CCIR – Cadastro de Contribuinte de Imóvel Rural

Apresentar o comprovante quitado, fornecido pelo Incra.

  • ITR – Imposto Territorial Rural

Possuir, no mínimo, o último comprovante de pagamento.

  • CAR – Cadastro Ambiental Rural

Através do CAR, obtém-se informações ambientes da área rural.

  • Croqui da área rural

O croqui é a planta da propriedade rural.

  • CRI – Certidão de Regularidade do Imóvel

A emissão é realizada pela Receita Federal.

  • CND – Certidão Negativa de Dívidas

O documento isenta o proprietário de multas por infringência ao Código Florestal e é expedida pelo Ibama.

  • LAU – Licença Ambiental Única

Esta licença poderá ser solicitada aos proprietários de imóveis localizados no Estado do Mato Grosso.

Crédito com garantia de imóvel vale a pena?    

A tomada de crédito com garantia de imóvel oferece diversas vantagens ao Produtor Rural como taxas de juros que podem ser personalizadas conforme o valor da garantia oferecida, abertura de limite, menor risco da operação, entre outros diversos benefícios.

Valor de avaliação do imóvel do imóvel rural para empréstimo com garantia

Geralmente, as instituições financeiras que oferecem crédito com garantia de bem imóvel estabelecem um valor mínimo do imóvel, que pode variar dependendo do valor do crédito a ser tomado. Outra questão importante é que o imóvel ofertado em garantia deve, no mínimo, cobrir o valor total da dívida.

Utilização do crédito com garantia de imóvel rural

A utilização do crédito com garantia de imóvel rural não poderá ser direcionada à renegociação de dívidas e quando tomada por Produtores Rurais, deve ser destinada especificamente a atividade agrícola exercida. Além disso, o bem deve estar em nome do contratante e devidamente quitado.

Lembrando que toda proposta de crédito, seja ela qual for, passa por análise e em muitos casos a operação só se concretiza caso haja uma garantia no negócio.

Quais as outras linhas de crédito para produtor rural?         

Para o Produtor existem várias linhas de crédito específicas, de acordo com a sua necessidade. Caso o Produtor Rural tenha interesse em financiar um imóvel rural, existem linhas de crédito específicas para essa finalidade, mas é importante lembrar que nem toda instituição financeira aceita financiamento imobiliário fora do perímetro urbano.

Você também pode gostar…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *