Consultoria Financeira no Agronegócio: qual a importância e como adotar essa ferramenta?

Na atividade agrícola não basta apenas utilizar da melhor semente e o melhor manejo cultural para obter produtividades altas, é preciso saber, em números e indicadores, como está a saúde financeira do negócio. Cada vez mais a margem de lucro dos produtores rurais está nas vírgulas, e é para ajudar nesta área que a consultoria financeira rural existe.

O QUE É A CONSULTORIA FINANCEIRA?

A consultoria financeira é baseada a partir de um levantamento de todas as informações da empresa rural e a partir daí é montado um plano de ação para organizar e planejar as finanças da propriedade, mas não somente isso, quando bem implementada a consultoria financeira ajuda os produtores rurais a tomarem as melhores decisões para o negócio.

Cabe ao consultor financeiro fazer uma análise dos gargalos e propor alguns mecanismos para a organização das finanças, a fim de alcançar objetivos traçados juntamente com o responsável pelo negócio.

COMO FUNCIONA A CONSULTORIA FINANCEIRA NO AGRONEGÓCIO?

Cada consultoria terá sua maneira específica de trabalhar, mas ela se dará através das grandes áreas que permeiam a atividade agrícola: a produção, as finanças, a comercialização e os recursos humanos.

Cada uma dessas áreas será abordada de maneira individual e com atenção, a fim de construir dados que apresentem resultados da situação da empresa, além de criar metas e objetivos para otimizar ou melhorar os aspectos que não se encontram de acordo om o objetivo do gestor da propriedade.

COMO ESCOLHER UMA BOA CONSULTORIA AGRÍCOLA?

Antes de contratar qualquer serviço é crucial que alguns pontos sejam analisados. Credibilidade é o primeiro deles, busque empresas ou consultores que tenham experiência de mercado.

Conhecimento técnico/prático é o segundo ponto, os problemas não se resolverão sozinhos se a pessoa responsável não tiver conhecimento ou não souber o que está fazendo. E o terceiro ponto é a agilidade, se está procurando por ajuda é porque algo não está de acordo, e a resolução deve acontecer da melhor – e mais rápida – maneira possível.

Você também pode gostar…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *