Indicadores financeiros da propriedade rural: o que é e como analisá-los

O que são os indicadores financeiros da propriedade rural?

Os indicadores financeiros da propriedade rural são métricas utilizadas para coletar informações do negócio rural e garantir o fornecimento de dados para que sejam verificados os níveis de rentabilidade e de custos da propriedade rural. Quando falamos de saúde financeira do negócio rural, os indicadores também servem para que o produtor rural possa avaliar a sua propriedade como um todo, sabendo assim quanto de lucro ela pode lhe trazer em um dado período de tempo.

Para que isso ocorra, existem dois principais indicadores a serem analisados: lucro principal e lucro operacional. Além desses, o valor da propriedade, lucro e custo por hectare, fluxo de caixa, resultados de investimentos com benfeitorias e maquinários também são importantes indicadores a serem levados em conta. É importante lembrar também que os indicadores financeiros a serem analisados devem adequados a realidade de cada produtor rural.

Uma das principais estratégias quando analisamos os indicadores financeiros em uma propriedade rural é analisar todos os dados e montar um plano de ação, seja corte de custos, reajustes, gastos desnecessários, futuros investimentos, entre outros.

Principais indicadores da propriedade rural

  •  Indicadores de produtividade

Existem diversos indicadores de produtividade como a taxa de aumento da produção, eficiência da utilização de mão de obra, lucratividade por hectare, entre outros. Todos eles são analisados para um monitoramento eficaz e efetivo de cada etapa do processo produtivo da lavoura.

  • Indicadores de Administração

Os indicadores da administração mostram através de números o desempenho da administração da fazenda. Eles trazem informações importantes sobre os estoques de insumos, funcionários da fazenda, lavoura, pecuária, entre outros.

  • Margem de lucro

A margem de lucro é um dos principais indicadores da produtividade rural. Para analisa-lo olhamos o valor que entra no caixa da fazenda e daí descontamos as despesas e custos fixos operacionais como por exemplo: água, luz, folha de pagamento, combustível, defensivos, etc). Tirado isto, temos então a margem de lucro definida.

  • Volumes de estoque

Os volumes de estoque da propriedade rural devem ser vistoriados periodicamente a fim de evitar desperdício de insumos e para que seja avaliado se o estoque é suficiente para um número x de aplicações. Esse controle também possibilita ao produtor rural uma organização financeira adequada com a sua realidade, evitando surpresas desagradáveis no fluxo de caixa.

Qual a importância dos indicadores financeiros da propriedade rural?

A analise dos indicadores financeiros da propriedade rural é algo que demanda tempo e atenção. É importante que seja definida a periodicidade das analises e que sejam feitas corretamente, pois os resultados podem impactar de forma positiva ou negativa na saúde financeira do negócio. Ao contrário do que muitos pensam, os indicadores financeiros não são utilizados apenas por grandes produtores, é importante que os pequenos e médios produtores também façam esse controle a fim de organizar os controles da fazenda.

Sendo assim, o produtor deve escolher os indicadores financeiros agrícolas adequados com a sua realidade e monitorá-los com frequência para verificar os lucros e a produtividade da fazenda e montar um plano de ação adequado.

Você também pode gostar…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *