O que é custo de produção, quais são os tipos e como calcular?

É indiscutível a importância da cadeia do agronegócio para o mundo, mas é muito importante que todos os custos de produção sejam calculados  e acompanhados detalhadamente, a fim de manter a saúde financeira do negócio. Abaixo vamos te explicar no que consiste esse custo e como ele pode ser aplicado no dia a dia.

O que é custo de produção?

O custo da produção agrícola é todo o custo relacionado a cadeia produtiva do agronegócio. É de extrema importância para a gestão do negócio e sua utilização é importante para que se obtenha um controle mais detalhado sobre todos os gastos, auxiliando na geração de informações para subsidiar as tomadas de decisões pelos produtores rurais.

Por que calcular o custo de produção é importante?

O custo de produção é importante para que a saúde financeira da empresa se mantenha e não traga gastos desnecessários e prejuízos excessivos para o negócio. Calcular o custo da produção auxilia os Produtores Rurais, principalmente evitando o desperdício de insumos, sementes, rações, entre outros.

Qual a a diferença entre custo, despesa e gasto?

Para entendermos um pouco mais da importância de calcular o custo de produção, vamos entender a diferença entre custo, despesa e gasto.

Custo

O custo é todo investimento que o gestor precisa aplicar para que a engrenagem da produção gire como por exemplo matéria-prima, água, eletricidade, manutenção e depreciação do maquinário, transporte, logística, entre outros.

Despesa

As despesas são valores que a empresa precisa ter para manter o funcionamento da estrutura mínima. Esses valores se aplicam em softwares de gestão, folhas de pagamento, plano de telefone, arrendamento, material de escritório e podem ser divididas entre custos fixos e custos variáveis.

Gastos

Os gastos são os valores que a empresa não previu no orçamento, mas que são necessários para não prejudicar o fluxo de produção. Alguns exemplos de gastos são substituição de peças com defeitos, assistência técnica de urgência, entre outros.

Como são classificados os custos de produção?

Os custos de produção agrícola podem ser classificados em “a priori” e “a posteriori”. A priori corresponde ao custo estimado antes que o processo produtivo inicie.

Já o custo a posteriori são todos os custos obtidos após o processo produtivo ser finalizado.

Quais os tipos de custos de produção?

Existem vários tipos de custos de produção. Elencamos abaixo os custos mais utilizados por gestores de propriedades rurais.

  • Custos variáveis: Esses custos são aqueles que variam com a quantidade produzida. São exemplos deles os gastos com insumos, sementes, adubos, rações, mão-de-obra temporária, dentre outros.
  • Custos fixos: Os custos fixos não variam conforme a quantidade produzida, Um exemplo disso são impostos, terras, benfeitorias e sistematização.
  • Custo Operacional Total (COT): É formado pela soma do Custo Operacional Efetivo juntamente com a parcela dos custos indiretos por depreciação de máquinas e implementos agrícolas, benfeitorias e taxas do processo de produção.
  • Custo Operacional Efetivo (COE): Esse tipo de custo inclui todos os itens variáveis e gastos com fertilizantes, sementes, defensivos, diesel, manutenção e comercialização agrícola.
  • Custo Total (CT): O custo total da produção agrícola consiste no resultado da soma do Custo Operacional Total e dos custos financeiros, como custo de oportunidade de terra e de oportunidade de capital.

Como calcular os custos de produção?

Para calcular o custo da produção agrícola é necessário primeiramente visualizar com o que será gasto. Sementes, insumos, fertilizantes, defensivos e adubos devem ter o seu custo levado em conta a partir do momento que deixam de ser estoque e incorporam a lavoura.

É importante levar em consideração nesse cálculo o custo tanto para aquisição, quanto para manutenção do maquinário, assim como gasto com combustível, peças, depreciação x tempo de uso e mão de obra para eventuais consertos.

O gestor da fazenda deve ter em mente que também faz parte da folha de pagamento juntamente com seus funcionários. No nosso texto sobre Gestão do Agronegócio, explicamos mais sobre esse tema e também da importância de separar o dinheiro da fazenda do dinheiro pessoal.

Deve ser previsto nesse cálculo também os custos fixos, assim como os custos variáveis. Esses custos são recorrentes, podendo ser semanais, quinzenais ou até mensais e precisam estar previstos a fim de não prejudicar a saúde financeira do negócio.

Planilha de custo de produção

Hoje no mercado existem diversos softwares e planilhas que possibilitam acompanhar e controlar minuciosamente cada detalhe do negócio. Visto a importância de manter a saúde financeira do negócio, esses softwares mostram os custos fixos e variáveis com controle de estoque, custos com folhas de pagamento, gastos com manutenção, compra de insumos, rações, entre outros e também permitem acompanhar os lucros comparado ao valor gasto com a produção.

É necessário que seja feito esse acompanhamento através de softwares ou planilhas para mantermos a saúde financeira do negócio, gerindo cada vez mais a cadeia do agronegócio. Quanto mais o produtor rural estiver a par dos custos da fazenda, mais ele conseguirá controlar gastos e desperdícios, evitando assim, que seu negócio sofra prejuízos.

Você também pode gostar…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *