O que é Crédito Rural para compra de terras, quem pode contratar e quais documentos necessários?

O que é crédito rural para compra de terras?      

O crédito rural para compra de terras é o concedido pelas instituições financeiras para que Produtores Rurais que detenham meios de comprovar as suas atividades  agrícolas e pecuárias possam tomar crédito para ampliar suas terras.

É possível financiar imóvel rural?                   

É possível sim financiar um imóvel rural porém ele possui algumas condições diferentes do financiamento de imóvel urbano. Um exemplo é que para o financiamento de imóvel rural não é possível utilizar o FGTS.

Algumas instituições financeiras oferecem linhas de crédito específicas para esse tipo de compra e outras oferecem financiamento de imóvel rural, dentro de alguns programas específicos. O Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF) é um exemplo disso e permite que agricultores sem-terra possam obter crédito rural para comprar um imóvel. Os recursos servem também para estimular a estruturação e a produção rural por meio de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER). O Programa Nacional de Habitação Rural oferecido pelo Governo Federal permite ao Produtor Rural a construção ou conclusão do imóvel rural. É preciso cumprir uma série de requisitos para receber os incentivos do governo.

Instituições financeiras, assim como a TentosCap, oferecem uma linha de crédito específica para o produtor que deseja expandir o seu negócio fazendo a aquisição de terras. Através do Capital de Giro para compra de terras, o Produtor Rural que deter meios de comprovar a sua atividade rural pode aderir a essa modalidade de crédito.

Quem pode contratar?               

  • Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR)

O PNHR – Programa Nacional de Habitação Rural foi criado pelo Governo Federal no âmbito do Programa Minha Casa Minha Vida, pela Lei 11.977/2009 e tem como finalidade permitir ao agricultor familiar, trabalhador rural e comunidades tradicionais o acesso à moradia digna no campo, seja construindo uma nova casa ou reformando. Para fazer parte do programa, o trabalhador rural ou agricultor familiar necessita procurar uma entidade organizadora, que formará grupos de beneficiários interessados a participarem do Programa.

  • Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF)

O Terra Brasil – Programa Nacional de Crédito Fundiário – oferece condições para que os agricultores sem acesso à terra ou com pouca terra possam comprar imóvel rural por meio de um financiamento de crédito rural.

Além da terra, os recursos financiados podem ser utilizados na estruturação da propriedade e do projeto produtivo, na contratação de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), gerando oportunidade, autonomia e fortalecimento da agricultura familiar, alicerçado na melhoria da qualidade de vida, geração de renda, redução da pobreza, segurança alimentar e sucessão no campo para os agricultores familiares.

  • Linhas de Crédito para compra de terras

Todos os Produtores Rurais que exercem atividades agrícolas e pecuárias, e que detenham meios de comprovar, podem enviar uma proposta de crédito para que esta seja analisada. Caso aprovada, o Produtor Rural pode ter acesso a esse recurso e adquirir terras.

Como escolher a melhor linha de crédito?

Algumas instituições financeiras oferecem linhas de crédito específicas para compra de terras. A fim de garantir a operação e tornar ela personalizável de acordo com as necessidades do Produtor Rural, podem ser oferecidas garantias como Alienação Fiduciária de Imóveis, Penhor de Grãos e Aval.

É possível também adquirir através de financiamento, onde o próprio imóvel que está sendo adquirido é utilizado como garantia.

Qual banco financia compra de imóvel rural? 

Diversas instituições financeiras oferecem linhas de crédito que podem ser utilizadas na compra de terras. A TentosCap possui linhas de crédito específicas, adequada ao Produtor Rural, que podem ser utilizadas para aquisição de terras e imóveis rurais. Consulte-nos e faça uma simulação!

O que precisa para conseguir crédito rural?                      

O kit de documentos exigido pelas para compra de terras varia de acordo com a política de cada instituição financeira. De regra, os principais documentos exigidos são os documentos básicos pessoais e documentos básicos que comprovem a atividade rural. Além disso, podem ser solicitados outros documentos os quais a instituição concedente do crédito julgue necessária para avaliação.

Para mais informações, entre em contato com a TentosCap através dos nossos canais de atendimento.

Você também pode gostar…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *