Inovação técnologica na agricultura: o que é e como funciona?

O que é inovação tecnológica?

Trata-se da melhoria ou criação de processos e produtos através do uso de tecnologia, como softwares, aplicativos, etc. com intuito de agregar valor ao negócio e facilitar a vida de quem está produzindo e quem está recebendo esse produto. A utilização de ferramentas, técnicas ou até métodos que tornem a tecnologia o principal ‘centro’ de inovação da empresa. Diferente do que muitos pensam, a inovação não está presente apenas em empresas de tecnologia.

O que é Inovação Tecnológica na Agricultura ou Agricultura 4.0?

A inovação tecnológica na agricultura vem de encontro com a Agricultura Digital ou 4.0, que é o que está promovendo uma transformação no campo e em toda a sociedade. O uso de tecnologias nas atividades agropecuárias é fundamental para o crescimento socioeconômico, abrindo um novo mundo para muitos produtores rurais, facilitando o acesso a previsões de clima e safra, gerando informações de mercado, inovações técnicas e gerenciais, boas práticas, assistência e capacitação de colaboradores e muitos outros benefícios que estão na palma da mão do produtor.

Como adotar a Agricultura 4.0?

A partir do momento em que há interesse e vontade de utilizar inovações tecnológicas na agricultura, o caminho fica mais fácil. O uso de aplicativos que facilitem o manejo do produtor na lavoura, através de dados coletados na área é um benefício proporcionado pela agricultura digital, com isso o produtor tem um controle maior do que aplica e dos custos de sua produção. A utilização de drones permite monitoramentos e coleta de dados mais ágil e eficiente que uma pessoa, por exemplo. O mapeamento de fertilidade de solos, assim como aplicação de insumos em taxa variável tem ganhado muito apelo de empresas e produtores, e vem de encontro com a ideia de tornar a agricultura economicamente viável e ecologicamente sustentável. Além de inúmeras outras plataformas e técnicas que se encontram neste amplo mundo tecnológico.

Qual a importância de inovações tecnológicas na agricultura?

Com margens de lucros cada vez menores devido aos inúmeros riscos que a atividade agrícola oferece, o uso de alternativas tecnológicas que garantam ao produtor um controle maior de seus ganhos pode resultar em uma melhor competitividade e permanência na atividade. Além disso, há um ganho significativo com produtividade e aumento da sustentabilidade da atividade. Além de tornar a vida no campo mais tranquila e com maior qualidade de vida.

Você também pode gostar…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *