Seguro Agrícola para a soja: quais as vantagens e como aderir?

O que é o seguro agrícola?  

O seguro agrícola é um tipo de serviço que oferece ao Produtor Rural proteção contra perdas decorrentes de fenômenos climáticos e adversidades que afetam as lavouras. Eles são fornecidos por seguradoras ou através dos programas do Governo Federal. O objetivo é resguardar o produtor de qualquer tipo de prejuízo que possa ocorrer nas suas lavouras.

O “prêmio” é o valor pago pelo produtor rural para a contratação do seguro, como forma de transferir os riscos de produção para a empresa seguradora. O cálculo do prêmio leva em conta informações como cultura, região, produtividade, preço do grão, etc. e variam conforme cada seguradora.

Qual a importância de contratar o seguro agrícola para a soja?

Em anos de eventos climáticos com o La niña ou El niño, por exemplo, o ritmo de plantio, desenvolvimento da safra e até o resultado da colheita podem ser afetados, não tendo o desempenho esperado pelo produtor. O seguro agrícola tem o objetivo de tranquilizar o produtor de que, caso aconteça alguma adversidade climática e sua produção seja afetada, ele não irá sofrer uma quebra de safra. O seguro pode ser encarado como um insumo qualquer da lavoura, planejado na pré safra pelo produtor, a fim de que garanta o sucesso e a continuidade da atividade rural.

Tendo em vista que a agricultura é uma atividade que envolve uma quantidade numerosa de riscos, ter a possibilidade de garantir segurança sobre um dos principais fatores que afetam a produção, que é o clima, é uma ótima maneira de tranquilizar o produtor e deixá-lo confortável para focar em outras áreas da produção agrícola. Além disso, o produtor também pode contar com o subsídio do governo para o pagamento de parte do valor do prêmio agrícola. Vale ressaltar que a concessão ou não do benefício dependerá da quantidade de recursos federais disponíveis no momento.

O que cobre o seguro agrícola da soja?

A cobertura do seguro da soja cobre a vida da planta, desde sua emergência até a colheita e pode ser dividida em duas categorias distintas:

– Risco nomeado: onde a seguradora cobre riscos apresentados em coberturas distintas, havendo a possibilidade de contratar apenas as coberturas de maior interesse. Os mais comuns são granizo e/ou geada e/ou incêndio.

– Multirrisco: onde a seguradora cobre prejuízos causados por diversos riscos climáticos em uma única cobertura, como: granizo, geada, excesso de chuvas, ventos fortes, estiagem, inundação prevista e inevitável, incêndio e tromba d’água

Em caso de sinistro, que é a ocorrência de risco coberto pelo seguro, o produtor deve informar imediatamente à seguradora, conforme apólice de cada empresa. Ele irá receber a visita de um perito da seguradora para inspecionar a área e gerar o laudo para solicitar a liberação do valor contemplado pelo seguro.

Como contratar seguro agrícola da soja?

A contratação se dá através de seguradoras. Ao entrar em contato com um agente segurador você pode solicitar uma cotação de seguro e conhecer as proteções e valores da sua apólice. Assim você poderá escolher qual modalidade de seguro se encaixa mais com a necessidade da sua lavoura.

Você pode entrar em contato com a TentosCap, que também trabalha com seguro agrícola e pode te ajudar, de maneira desburocratizada, a escolher a melhor modalidade pra você.

Você também pode gostar…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *