Seguro agrícola como ferramenta para gestão de riscos

Sabemos que a agricultura é uma atividade de elevado risco e significativa incerteza, principalmente em decorrência das instabilidades da origem climáticas, assim como, as oscilações de mercado. O que de fato, faz com que uma adequada gestão de riscos afete positivamente a estabilidade da renda do produtor rural e também a sua própria permanência na atividade. Mas, essa parte da gestão do negócio se mostra complexa e exige entre vários pontos importantes, uma boa capacidade gerencial e conhecimento.

Gerenciar os riscos pode ser de diversas formas, tais como, a utilização de instrumentos oferecidos pelo setor de seguros e pelo mercado financeiro, troca de insumos por produtos, diversificação da produção entre diferentes culturas e criações de diversificação de atividades dentro e fora do setor agropecuário.

A ferramenta de obter um seguro agrícola é reconhecida como um importante mecanismo de proteção de renda do produtor rural, atuando de forma a amenizar os riscos de perdas na atividade agrícola, proporcionando a recuperação de sua capacidade financeira na eventualidade de sinistros ocorridos por motivos naturais e muitas vezes,  incontroláveis.

De todos os intervenientes da cadeia agrícola, os agricultores assumem o maior nível de exposição a diferentes riscos. O risco de produção é altamente dependente de fenômenos climáticos que afetam os produtores  individualmente, ou seja, os riscos podem se expressar em diferentes níveis e  a maior probabilidade de que certos resultados sejam produzidos quando comparados a outros dependerá de sua frequência, ou seja quantas vezes um evento ou série de eventos ocorre em um período? e sua intensidade, quão sério esse evento ou série de eventos será no mesmo período? eventos que ocorrem com menos frequência e com menos intensidade implicarão naturalmente em um menor risco.

Ainda, vale ressaltar que riscos de alta frequência e/ou alta intensidade são a fonte de maior ansiedade junto aos produtores rurais. Pois podem afetar não apenas um agricultor, mas uma série de agricultores dentro de uma mesma região, comprometendo cadeias de valores agrícolas inteiras em uma área ampla.

Como por exemplo, as chuvas excessivas e com recorrência, com potencial para destruir a safra de um ano, ou, às vezes mais de uma vez por ano, podem ter um impacto maior ou menor sobre os agricultores de uma determinada região, por um período de tempo específico.

As mudanças climáticas, infelizmente, estão se tornando um tipo de ocorrência grave mais prevalente ao longo dos últimos anos, pois os padrões climáticos mudam ao extremo e sem aviso prévio. Com isso, as experiências históricas dos agricultores cultivando uma cultura em uma determinada região pode estar completamente ultrapassadas à medida que estão frente a maiores incertezas dos novos padrões climatológicos.

Escolher as estratégias corretas de produção agrícola,  com um planejamento integrado de gestão de riscos para cada safra, fará consequentemente, que se tenha menores impactos e maior segurança diante de todos os desafios em decorrência de fatores diversos.

Você também pode gostar…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *