O que é a Letra de Crédito do Agronegócio e como investir em LCA

O que é LCA e quais suas principais características?                           

A Letra de Crédito do Agronegócio também conhecida como LCA é um título de renda fixa emitido por bancos e instituições financeiras. A captação da LCA é direcionada para financiar as atividades do setor do agronegócio. Assim como a LCI, a Letra de Crédito do Agronegócio possui taxa de rentabilidade e data de vencimento definidos no momento da compra.

Duas das suas principais características são a isenção do Imposto de Renda e IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) e o prazo de carência mínimo do resgate do capital investido é de 90 dias. O investimento em LCAs é garantido pelo Fundo Garantidor de Crédito para investimentos com valores até R$ 250 mil por instituição financeira e por CPF ou CNPJ.

Quais os tipos de LCA?                

LCA Pré-fixada

O investimento em LCA pré-fixada garante a certeza de qual será a rentabilidade do investimento, pois a taxa é divulgada no ato da compra. Sendo assim, é comum que essa seja considerada uma das opções mais seguras, já que o investidor não corre risco com as oscilações na economia que possam interferir ou prejudicar o seu investimento. No final, ele fará o resgate total do valor investido, acrescido da rentabilidade acordada inicialmente.

LCA Pós-fixada

As LCAs pós-fixadas, como o próprio nome já diz, tem a sua rentabilidade fixada apenas no resgate. Nesse tipo de investimento, a taxa praticada pode ser a mesma do CDI – Certificados de Depósito Interbancário, que são os empréstimos de curto prazo praticados entre bancos e instituições financeiras.

Outra opção de investimento é a Letra de Crédito do Agronegócio corrigida pelo IPCA, indicador oficial da inflação no Brasil. Independente do modelo de investimento escolhido, o valor varia diariamente e isso ajuda que as LCAs pós-fixadas oscilem no mercado.

Qual a diferença entre LCA e LCI?    

Tanto a Letra de Crédito do Agronegócio quanto a Letra de Crédito Imobiliário são investimentos de renda fixa, tendo como diferença o direcionamento dos recursos. Na LCA, o foco da captação de recursos são as operações que fomentam o agronegócio brasileiro. Já nas LCIs, os recursos captados são direcionados apenas a financiamentos e investimentos imobiliários.

Ambas são emitidas por bancos e instituições financeiras e compradas por investidores. Após o período acordado inicialmente, o comprador devolve o título de crédito em troca do valor que foi investido, acrescido da taxa de juros estabelecida.

Como investir em LCAs?           

O primeiro passo para começar a investir nas Letras de Crédito do Agronegócio é escolher uma instituição financeira ou uma corretora autorizada. Os bancos e instituições financeiras geralmente vendem as Letras de Crédito emitidas por eles mesmo. Já as corretoras vendem as LCAs e LCIs de várias outras instituições financeiras.

Outro passo é pesquisar em qual título você quer começar a investir. Como falamos anteriormente, dentro das Letras de Crédito do Agronegócio existem dois modelos de investimento, o pré-fixado e o pós-fixado. Basta você optar por qual dessas opções é mais rentável.

Normalmente existe um valor mínimo de aplicação, então é importante verificar qual o valor mínimo a ser investido, avaliando o nível de risco e o potencial de retorno de cada opção. Atentar-se ao prazo de vencimento também é um passo importante deste processo. Os prazos variam conforme o título escolhido e normalmente, quanto maior o prazo de vencimento, maior a rentabilidade. Mas é importante ter em mente que esses títulos não possuem liquidez diária e o resgate só é permitido no respectivo vencimento.

 

Você também pode gostar…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *