Tecnologias de Gestão para o Agronegócio

O papel da tecnologia tem sido principalmente facilitar os processos de gestão de produtores rurais, com ferramentas que atualmente estão focadas em dados mais mensuráveis, ágeis e principalmente práticos e funcionais.

Apesar de no passado se ter uma certa resistência à implementação de tecnologias, e por momentos ainda haver falha no entendimento de suas funcionalidades, grande parte do mundo está inovando.

A revolução agrícola atinge o que chamamos de Agricultura 4.0, um conceito que derivou da Agroindústria 4.0, em que mostra que a transformação digital está cada vez mais trazendo novas soluções aliadas às necessidades do dia a dia.

E quais são essas ferramentas à frente do produtor para facilitar sua gestão?

GPS Agrícola, Softwares, Aplicativo mobile (Smartphones), Sensoriamento remoto , Robótica, Aplicação em taxa variável, Uso de Drones, Internet das Coisas (IoT), por exemplo.

Atualmente todas essas tecnologias, as chamadas tecnologias de precisão, visam facilitar a rotina de produtores, permitindo monitoramento de condições de solos, dados meteorológicos, eficiência de unidades, rentabilidade, estoque, índices de produtividade, investimentos, entre outras ações que fazem o gerenciamento ser mais preciso, com informações mais refinadas para facilitar tomadas de decisão.

Importante salientar, a Internet das Coisas (IoT) você já ouviu falar?

É um novo termo que apesar de não ter sido criado em 2022, tem ganhado mais força pelos avanços e realidades que vêm sendo criadas. Sua utilização se refere a um recurso que permite a integração de dispositivos com a internet, para uso eficiente de dados. O produtor rural tem a informação em tempo real na palma da mão, através desta aplicação. Hoje a IoT já é utilizada em redes de telemetria, controle de automação, e na inteligência artificial, por exemplo.

Frente a todos esses novos modelos de inovação, os profissionais destes segmentos buscam trazer interfaces simples e intuitivas para os usuários, com estratégias e ações para obter maior efetividade.

Levando em consideração esse tema proposto, com a intensidade de que as tecnologias estão chegando, garantindo melhores condições práticas, com o objetivo de agilizar a rotina, o que você considera quando quer modernizar o desenvolvimento de seu negócio? Comece olhando para um bom planejamento e os reposicionamentos do mercado, sempre levando em consideração custo e retorno.

 

 

Você também pode gostar…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *