Dicas para melhorar a gestão financeira da propriedade rural

Atualmente devido às grandes mudanças ocorridas no setor agrícola nos últimos anos, o produtor rural precisou passar a se preocupar com questões que vão além do simples cultivo das lavouras ou da produção pecuária a competitividade, as relações trabalhistas, as questões ambientais, a política tributária e as margens de lucro cada vez mais reduzidas, o que fez com que este setor voltasse sua atenção também para a gestão das atividades.

Para melhorar as estratégias de gestão financeira, acompanhe essas dicas que separamos abaixo:

Fluxo de caixa
Define-se como fluxo de caixa o instrumento que permite ao administrador  do negócio planejar, organizar, coordenar, dirigir e controlar os recursos financeiros de sua empresa para determinado período. Consiste numa representação gráfica, como por exemplo, planilhas, além de  planejamentos cronológicos de entradas, e saídas (desembolsos) de recursos monetários, o que permite ao produtor executar suas programações financeiras e operacionais, projetadas para certo período de tempo. Ou seja, é o instrumento fundamental, para tomada de decisões financeiras, e representa a disponibilidade imediata.

E quais são as principais vantagens? 

Ao adotar um fluxo de caixa, permite-se uma visão geral das  atividades da empresa (entradas e saídas), possibilita um controle das disponibilidades imediatas da empresa;

Planejar a captação de recursos para manter a liquidez e honrar compromissos financeiros;

Controlar os recursos financeiros, monitorando o volume de vendas e despesas, identificando eventuais necessidades de capital de giro;

Verificar fontes de crédito que possam ser onerosas e assim controlar os custos de seu uso;

Equilíbrio financeiro entre as entradas e saídas de recursos;

Visualizar com antecedência desembolsos elevados de caixa;

Coordenar recursos a serem direcionados para investimentos no empreendimento.

O processo de decisão deve estar baseado em instrumentos de análise, que permitam manter um controle sobre os fatores que influenciam o desempenho do negócio, e que proporcionem informações suficientes para tomar decisões com maior segurança.  O que fará com que se tenham indicadores de desempenho, que fornecem informações preciosas sobre o andamento do negócio, permitindo assim manter ou corrigir os rumos do empreendimento analisado.

A propriedade rural carece de ferramentas eficazes e eficientes, que permitam a obter um maior controle e segurança em relação a suas finanças. Vale salientar que o gestor precisa ter informações precisas e em tempo hábil, o que possibilita a ele tomar decisões ágeis e com maior probabilidade de acerto.

Você também pode gostar…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *