Principais passos para melhorar a gestão da propriedade rural

         A gestão rural tem como objetivo a melhoria dos processos da propriedade, redução de custos, redução dos riscos e com isso, gerar ao final da produção um aumento da receita. A partir de uma boa gestão o produtor tem um maior controle sobre suas operações e seus gastos. 

         Nós separamos alguns dos principais pontos para revisão  que poderão auxiliar na gestão e na tomada de decisões: 

  • Gestão de processos: os processos executados dentro da lavoura não só durante o período de safra, mas também após,  devem ser mapeados. As informações precisam estar documentadas e organizadas para serem acessadas quando necessário, além de se realizar o monitoramento da produção a fim de identificar possíveis falhas durante a execução e determinar suas correções e melhorias. Ainda, o controle dos processos é fundamental para o fluxo de caixa, por exemplo, com o objetivo de determinar os custos de cada parte do processo, os locais que poderão haver maiores investimentos e, principalmente, determinar os parâmetros de quanto será estimado da colheita, quanto de fato foi produzido, isto facilita a visão “macro”, auxiliando a ser mais seguro nos próximos passos.
  • Gestão financeira: É fundamental que as finanças da propriedade rural estejam sempre em equilíbrio, e que a informação seja de conhecimento do produtor, para suas principais tomadas de decisões do negócio. O sucesso da colheita também é fruto do bom gerenciamento das economias, uma vez que o planejamento dos custos é fundamental na prevenção dos riscos. Saber o que deve ser pago, quando e para quem é o primeiro passo. Realizar orçamentos, ter o conhecimento dos custos, despesas,  e quanto de fato se pode investir são importantes para o resultado. É preciso acompanhar todos os mapeamentos de custos, do plantio à colheita e, no final, saber se a safra foi positiva financeiramente, também é uma ferramenta para o sucesso da produção. 
  • Gestão de riscos: O gerenciamento da propriedade rural é fundamental para que tudo esteja bem organizado e facilite as decisões no negócio. Mesmo assim, existem fatores diversos que podem atrapalhar o curso natural do plantio e desenvolvimento das culturas, diante disso, a gestão de riscos deve ser considerada. Realizar um bom levantamento, com base no histórico, de tudo que pode vir a acontecer, listar possíveis soluções a serem colocadas em prática caso seja necessário. Outras questões podem acabar sendo resolvidas apenas de uma maneira, com a prevenção, o seguro agrícola é um exemplo, que protege principalmente diante de questões climáticas. 

          O uso e aplicação de ferramentas de gestão podem tornar-se fator relevante para o bom desempenho de qualquer empreendimento, o que permite uma visão geral de todas as atividades da empresa direcionando o curso a longo prazo do futuro e do crescimento do negócio. 

Você também pode gostar…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *