Conciliação Bancária na fazenda: o que é e como fazer?

O que é Conciliação Bancária?

Conciliação é o processo de comparação do extrato da conta bancária com as informações das finanças da fazenda. Com isso, é possível comparar o valor recebido e pago com os valores de entrada e saída da conta bancária. A conciliação é essencial para que haja uma boa gestão financeira da fazenda, evitando surpresas desnecessárias.

Além disso, a organização a partir da conciliação bancária ajuda também com a tomada de decisões em negócios, permite identificar fraudes, lançamentos errados, valores não compensados, entre outros problemas.

Caso a movimentação financeira da fazenda for muito constante o serviço da conciliação bancária e controle da gestão da fazenda pode ser terceirizado por um bom profissional que seja especialista no assunto.

A importância da conciliação bancária

A conciliação bancária traz inúmeros benefícios quando se fala em organização da gestão financeira. Com ela, é possível criar uma rotina do preenchimento de fluxo de caixa, colocando ali todo o valor que entra e que sai da conta bancária da fazenda, facilitando a conciliação bancária diária.

Outra questão importante é que todos os documentos importantes sejam guardados como boletos, extratos de depósitos, transferências, entre outros, evitando assim divergências e desorganização na gestão financeira da propriedade rural.

Benefícios da conciliação bancária 

  1. Identificação de fraudes

O monitoramento do movimento das contas bancárias evita possíveis fraudes internas. Por exemplo, descontos indevidos da conta corrente, cheques devolvidos, boletos não compensados, etc.

  1. Controle das movimentações da conta bancária

A conciliação bancária fornece um maior controle das finanças e da gestão da fazenda. O acompanhamento dos valores que entram e saem da conta bancária possibilita uma visão clara do lucro do negócio e organização das contas.

  1. Saldo bancário correto e alinhado

O saldo bancário das contas quando exatamente correto e alinhado possibilita uma tomada de decisões mais certeira, evitando que surpresas desagradáveis aconteçam e auxiliando no investimento na lavoura.

  1. Melhoria da previsão do fluxo de caixa

O fluxo de caixa quando alinhado com a conciliação bancária permite um investimento com maior certeza. Saber os valores que entram e saem e os valores exatos dos gastos mensais e indispensáveis da fazenda permite uma gestão financeira mais eficaz.

Como fazer a conciliação bancária?

A conciliação bancária nada mais é que a comparação do extrato da conta bancária da fazenda com os valores contidos no extrato de um dia específico. Com isso, é possível avaliar se os valores que constam no controle financeiro interno estão de acordo com o extrato, evitando que possíveis fraudes ou descontos indevidos aconteçam.

A conciliação bancária pode ser feita diariamente ou em um curto período de tempo. O ideal é que não seja feita em período muitos distante pois assim possibilita que, caso haja um erro ou uma falha, essa possa ser corrigida imediatamente. A mesma dica vale também para o fluxo de caixa, que deve ser alimentado todos os dias, a cada movimentação da conta bancária da fazenda.

Você também pode gostar…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *