Certificado de Direitos Creditórios do Agronegócio: o que é e como investir?

O que é o CDCA?

O CDCA, Certificado de Direitos Creditórios do Agronegócio, é um título de crédito que pode ser emitido por cooperativas rurais, produtores rurais ou até mesmo por pessoa jurídica relacionada ao setor agropecuário. É importante atentar-se para as exigências previstas em lei que devem conter na emissão da CDCA.

Esse tipo de investimento teve sua criação em 2004 pelo Governo Federal tendo como principal objetivo a estimulação do desenvolvimento da cadeia do agronegócio através do sistema de crédito. Uma das principais vantagens que deve ser levada em consideração é que esse título de crédito é isento da cobrança de imposto de renda, a fim de incentivar a procura.

Este tipo de investimento é parecido com os FIDC’s (Fundos de Investimento em Direitos Creditórios), pois são operacionalizados por meio de direitos creditórios de instituições que atuam no setor do agronegócio. É possível utilizar o título como lastro para as Letras de Crédito do Agronegócio (LCA).

Quais as vantagens de investir?

O Certificado de Direitos Creditórios do Agronegócio trata-se de um investimento de renda fixa atrelado ao CDI. Outros indexadores podem ser usados de acordo com a escolha do emissor ou da aceitação do mercado. Em alguns casos é possível encontrar CDCA atrelado ao dólar ou até mesmo à inflação.

Apesar de não ser um ativo muito procurado até mesmo por não ser tão conhecido no mercado, o CDCA possui uma boa rentabilidade quando fizemos um comparativo com outros investimentos de renda fixa, o CDCA é totalmente isento de imposto de renda e de IOF (Imposto sobre Operações Financeiras). O emissor também pode deduzir o título da base de cálculo do Imposto de Renda.

Como investir em CDCA?

O CDCA é um investimento de renda fixa e está relacionado a direitos creditórios do agronegócio. Pela questão do risco e da atratividade de investidores, esse tipo de título de crédito possui uma boa rentabilidade. Para investir nestes ativos, o investidor deve fazer diretamente no balcão da B3, que também é o local onde este certificado fica registrado.

Esse tipo de operação também permite que cooperativas e outras empresas do setor façam captação de recursos de médio e curti prazo, para aplicação em atividades relacionadas à entressafra da produção.

Você também pode gostar…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *