O que é Sucessão Familiar e como fazer sucessão no agronegócio

O que é um negócio familiar?

O negócio familiar é a união entre o trabalho e a família. Na sua constituição, as empresas familiares podem ter membros da família atuando diretamente em funções empresariais diversas, como acionistas, membros da diretoria, entre outros.

Tratando-se de negócio familiar rural, a família atua em conjunto no ramo do agronegócio. Para um negócio ser caracterizado como familiar não necessita que a gestão seja feita apenas por alguém da família, um membro externo também pode gerir o negócio.

Quais as vantagens de um negócio familiar?

O negócio familiar possui inúmeras vantagens e uma delas é a união familiar. Quando há uma boa convivência, trabalhar em família estreita laços e traz benefícios para o negócio.

O processo de sucessão se torna mais simples e faz com que o sucessor tenha mais interesse em permanecer na empresa, pensando cada vez mais longe e trazendo cada vez mais tecnologia e inovação, atribuindo mais valor ao negócio.

Quais as desvantagens do negócio familiar?

Uma das desvantagens do negócio familiar é que o sucessor pode não valorizar suficientemente o negócio. O desinteresse e a falta de preparo são fatores que afetam e propiciam a desmotivação de tocar o negócio.

Discussões familiares aliadas a conflitos de interesses podem influenciar negativamente o andamento do negócio. Processos e decisões se tornam mais morosos sem o entendimento dos membros da família.

Outra desvantagem específica é que, quando há um problema de maior proporção, abala não só a parte profissional mas também a parte familiar. Por isso, é de extrema importância que haja sempre o diálogo para tentar resolver os problemas de forma pacífica, evitando o desgaste profissional e familiar.

Quais as principais empresas familiares no Brasil?

Algumas das principais empresas familiares brasileiras são:

  • 3tentos Agroindustrial: A 3tentos é uma empresa familiar atuante no ramo da indústria e do agronegócio.
  • Itaú Unibanco: Comumente chamado de Itaú, é o maior banco brasileiro.
  • JBS: É uma empresa brasileira de Goiás, uma das maiores indústrias de alimentos do mundo.
  • Gerdau: É a maior empresa brasileira produtora de aço.
  • Votorantim: É uma multinacional brasileira de controle familiar.

O que é sucessão familiar?

A sucessão familiar traz a família como base estrutural do negócio. Consiste na passagem de um bem, e consequentemente da sua gestão, de uma geração para a próxima. Quando falamos de agricultura é a passagem da fazenda ou da empresa agrícola de pai para filho.

Desafios para a sucessão familiar na agricultura

Na sucessão familiar alguns desafios são enfrentados pelos patriarcas ao iniciarem o processo de passagem do seu negócio para os filhos. Um desses desafios é a falta de interesse dos jovens em continuar no campo cuidando das lavouras ou de seguir na gestão da empresa. O despreparo também é um fator que influência na desmotivação de continuar nas atividades agrícolas.

A rivalidade e o conflito de interesses entre os filhos e a família também geram atritos, principalmente por se tratar de herança. Preparar o sucessor gradualmente é um passo importante que deve ser seguido desde o início desse processo para que não haja uma quebra do vínculo familiar. É importante que o sucessor e a família estejam lado a lado, para que os conflitos familiares não interfiram no negócio, fazendo com que decisões importantes e até mesmo a gestão em si fiquem desestabilizadas.

No entanto, os valores familiares próprios do agronegócio são uma das suas principais vantagens competitivas. Quando superadas as diferenças, o potencial de crescimento é muito grande. Somente a boa comunicação e o tempo vão resolver tais rivalidades.

Não só por parte dos filhos há resistência. Alguns patriarcas postergam a passagem das fazendas para os filhos e persistem para que isso seja feito o mais tardio possível. O grande problema é que, se há um conflito familiar ou um conflito de interesses em relação a herança, essa pode ficar prejudicada com a falta de entendimento e acordo familiar causada pela competitividade da administração das fazendas.

Há muito tempo, a sucessão era algo natural entre as famílias. Os filhos já tinham em mente que seriam os sucessores do seu patriarca e se inteiravam do negócio das fazendas desde muito cedo. Essas diferentes gerações que compõe a agricultura passam constantemente por mudanças e atualizações, principalmente digitais e tecnológicas. É muito importante que o patriarca e seu sucessor estejam alinhados para realizar novos investimentos, troca de máquinas, capacitação dos funcionários e do sucessor e inovação da tecnologia da fazenda.

Como fazer sucessão familiar na agricultura?

Se você é o patriarca que está prestes a conceder a sucessão a um filho, ou até mesmo se você é o sucessor, temos algumas dicas que podem te auxiliar nessa nova etapa. Planejar com antecedência é requisito primordial para que a sucessão familiar seja realizada com sucesso. Levantar os dados da fazenda, organizá-los em planilhas para um acompanhamento periódico e investir na capacitação do sucessor são estratégias que trarão mais benefícios ao negócio.

O sucessor deve ser escolhido e junto com ele, deve ser promovida uma sucessão gradual para que ele possa entender e aprender a rotina da fazenda de forma prática e consiga gerir de forma simples. O apoio da família nessa decisão é extremamente importante, tanto no suporte da gestão futura, quanto em manter o vínculo familiar saudável, sem desentendimentos e discussões. Caso seja necessário, serviços de consultoria também são válidos para auxiliar na sucessão familiar, tanto para o patriarca, quanto para o sucessor. É importante proporcionar tecnologia suficiente para que a gestão da fazenda traga mais praticidade no dia a dia. Investir em sistemas de gerenciamento e acompanhamento,

Sucessão familiar é uma prática extremamente importante e que deve ser praticada cada vez mais nas famílias, tanto para empresas, mas principalmente para as fazendas. Conciliar os interesses pessoais e os interesses do negócio deve ser praticado diariamente, mantendo sempre o diálogo e o vínculo familiar.

Você também pode gostar…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *