Energia Solar na Agricultura: como funciona, onde é usada e quais os custos?

Com o desenvolvimento de novas tecnologias a agricultura só tem a ganhar, e as novas tecnologias de energia solar são um grande aliado do setor rural, trazendo crescimento e economia.

Como funciona a energia solar na agricultura?     

A energia solar na agricultura é uma opção que engloba diversas vantagens como redução de custos operacionais do setor, que podem ser altos, mas também para otimizar os processos que são realizados pelos Produtores Rurais. Diversas culturas como criação de ovinos, avicultura e laticínios demandam práticas intensivas que demandam o uso de energia elétrica.

O funcionamento da agricultura solar envolve a atuação de painéis fotovoltaicos que são responsáveis por captar energia do sol e permite que seja utilizada como fonte de energia para abastecer equipamentos agrícolas e máquinas, além de realizar o bombeamento de água para irrigar plantações. Esses sistemas podem ser usados como energia elétrica e calor nas dependências de rebanhos e áreas comuns de casas.

Quais são as vantagens da utilização de energia solar no campo?

A tecnologia solar oferece aos agricultores uma oportunidade para estabilizar seus custos de energia. 

Os painéis de luz solar oferecem aos Produtores Rurais uma oportunidade de estabilizar os seus gastos com energia, permitindo que os agricultores façam um orçamento de maneira mais precisa, economizando dinheiro e evitando gastos excessivos e imprevisíveis.

Além disso, esse sistema de energia exige menos manutenção do que outras fontes de energia agrícola usadas comumente, tendo se mostrado até mesmo mais eficiente. Usamos coo exemplos os viveiros em estufas, permitindo que as culturas cresçam durante o ano todo. Os painéis fotovoltaicos também são usados na secagem de culturas de forma mais rápida e uniforme.

A energia solar também reduz custos quando usados em operações com laticínios e gado, já que a energia do sol é utilizada como aquecedor de água e outros equipamentos necessários.

Qual a importância da energia solar na agricultura?             

Apesar da necessidade de investimento inicial para instalação dessa tecnologia,  as inúmeras vantagens ofertadas no dia a dia do Produtor Rural compensam o valor investido, proporcionando a longo prazo economia com gastos de energia.

Comparado as fontes tradicionais de energia agrícola, as placas fotovoltaicas exigem pouca manutenção, tendo longa vida útil e contribuindo para uma maior eficiência.

Promove maior autonomia ao produtor 

A energia solar quando usada na agricultura permite que o Produtor Rural tenha mais autonomia, tornando-se menos dependente de rede elétrica para utilização de energia. 

A geração de energia obtida através do sistema fotovoltaico também é vantajosa por ser previsível, fazendo com que as fazendas não tenham que se preocupar com possíveis quedas de energia, sobretudo aquelas que têm armazenamento de bateria suficiente para a energia necessária. 

Mais barata que os combustíveis fósseis

A instalação dos painéis fotovoltaicos demanda um certo investimento inicial, pois comparado a energia elétrica se torna muito mais barato. Por isso existe uma demanda crescente pela instalação de energia solar em propriedades rurais, gerando uma redução significativa na conta de luz.  v

Você também pode gostar…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *