Gestão no agronegócio: o que é, importância e quais os benefícios

Hoje com a vasta tecnologia que temos ao nosso alcance fica cada vez mais fácil fazer a gestão administrativa e financeira de uma fazenda.

Mas isso realmente traz benefícios? Vamos te mostrar que sim começando pelo conceito de gestão no agronegócio!

O que é gestão no agronegócio?

A gestão no agronegócio consiste em criar estratégias, implementando soluções e fazendo o controle de processos e recursos no ambiente do agronegócio. Trata-se de uma administração especializada em um dos segmentos mais lucrativos do mercado brasileiro.

Algumas das principais funções de um gestor do agronegócio são:

  • Determinar o resultado esperado das atividades da fazenda;
  • Treinar sua equipe para as atividades agrícolas e pecuárias;
  • Colocar em ação o plano de contingência quando o resultado não está sendo alcançado;
  • Padronizar as atividades que alcançaram resultados de sucesso.

Qual a importância da gestão do agronegócio?

A gestão do agronegócio é extremamente importante por traçar decisões assertivas para o agronegócio. Além disso, traz para as empresas e fazendas um melhor posicionamento de mercado e principalmente métricas conclusivas das estratégias que realmente estão sendo efetivas para o negócio.

Quais as etapas da gestão no agronegócio?

Planejamento

No planejamento são definidos os objetivos e as estratégias. É importante que seja pautado por dois princípios: entender quais são os objetivos e montar estratégias de negócio.

É papel do gestor definir quais são as metas a serem alcançadas e se elas serão de curto, médio e longo prazo. Organizar e controlar o estoque de insumos, rações, controlar a atividade leiteira e a produtividade da lavoura são algumas das atividades essenciais que devem ser observadas através da gestão.

Organização

A etapa da organização é onde o gestor deve separar as tarefas definidas no planejamento. É importante que todo esse processo seja registrado.

Ferramentas de gestão, softwares e planilhas auxiliam na análise de dados referentes ao negócio e trazem informações que proporcionam a verificação do aumento da produtividade, diminuir o desperdício na produção, gastos com insumos, logística de transporte, entre outras, deixando o processo mais simples e organizado.

Liderança

A liderança vai muito além de definir a função que cada pessoa vai desempenhar na fazenda. Inclui estabelecer metas, criar estratégias em equipe e motivar os colaboradores. Mesmo sendo empresa familiar é imprescindível que algum membro seja escolhido como líder, gestor ou administrador do negócio rural e que esteja a par de todo o funcionamento da fazenda.

Controle

Nessa etapa do processo é importante olhar para os pontos positivos e monitorar o desempenho. Verificar quais são as estratégias que estão dando certo e trazendo resultados positivos e ajustando as que não estão sendo tão efetivas.

Conforme falamos acima, é importante fazer o controle do negócio através de ferramentas de gestão, planilhas ou softwares especializados.

Através da análise de dados conseguimos ter a visão ampla do que precisa ser modificado, fazendo novos planejamentos e traçando novas metas

Quando a falta de gestão se torna um risco?

A falta da gestão no agronegócio pode acarretar diversos problemas, tanto administrativos, quanto financeiros.

Os problemas administrativos acontecem principalmente pela falta de automação e padronização dos processos, acarretando a ausência do controle financeiro e colocando em risco o negócio.

Como melhorar a sua gestão no agronegócio?

A gestão no agronegócio pode ser aprimorada de diversas formas. Atualmente o mercado conta com os mais variados softwares, apps, planilhas e tudo o que há de mais moderno e tecnológico.

É importante que os dados sejam atualizados constantemente. Algumas métricas são importantes, como o potencial estimado de produção, comparativos de lucro e produtividade de determinada safra, rendimento por hc e controle de rebanho.

Esses dados devem ser monitorados e acompanhados diariamente para que o controle seja realmente efetivo.

O planejamento específico faz toda a diferença na gestão  do agronegócio. No momento em que o gestor investe de maneira certeira na capacitação e em uma boa gestão, os resultados se tornam cada vez mais visíveis.

A tecnologia aliada a uma gestão empenhada em resultados positivos traz um grande potencial de crescimento para a fazenda, fazendo com que ela se diferencie e ganhe cada vez mais o mercado.

Você também pode gostar…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *