Mulher no Agronegócio: qual a participação e quais os desafios?

A presença feminina é cada vez mais forte em todos os setores, principalmente no agronegócio, um espaço tradicionalmente masculino. Nesse artigo vamos apontar os desafios que ainda são enfrentados e o importante papel da mulher nesse setor.

Qual a participação feminina no agronegócio?

Hoje as mulheres atuam em diversos segmentos do setor do agronegócio como pesquisadoras, aliando a ciência ao campo, pecuaristas, agricultoras, produtoras, engenheiras agrônomas, professoras universitárias, executivas, empreendedoras, entre outros.

De acordo com pesquisa realizada pela Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG):

  • 59,2% das mulheres que atuam na área são proprietárias ou sócias;
  • 30,5% fazem parte da diretoria e atuam como gerentes, administradoras ou coordenadoras;
  • 10,4% são funcionárias ou colaboradoras. Além disso, 57% participam ativamente de sindicatos e associações rurais.

É importante o empenho na busca pelo lugar de liderança no agro, fazendo com que cada vez mais a mulher ocupe lugares e trabalhem lado a lado em cargos que antigamente eram ocupados apenas por homens.

Em qual setor atuam as mulheres no agro?

Cada vez mais engajadas e participativas, as mulheres hoje atuam em todos os setores do agronegócio. Muitas ocupam cargos de sucessão familiar, algo que tempos atrás não existia e hoje já tomam a frente dos negócios da família, assumindo responsabilidade direta pela agricultura e pecuária.

Uma grande conquista, também dentro do setor do agronegócio foi a ocupação de cargos de liderança em empresas do setor agroindustrial, como supervisoras, gerentes e diretoras.

Qual a importância do empoderamento feminino no agronegócio?

As mulheres travam diariamente uma luta para conquistar o seu espaço no mercado de trabalho. Ao longo de muito tempo, vem sendo construída uma sociedade mais igualitária e podemos notar essa diferença, principalmente no setor do agronegócio.

O empoderamento das mulheres auxilia na produtividade rural e é importante que a busca por esse espaço continue sempre, não desmerecendo o trabalho dos homens, mas sim trabalhando lado a lado e construindo juntos a inovação no setor do agronegócio.

Um exemplo do reconhecimento desse trabalho é o Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio (CNMA), o maior congresso da américa latina voltado as mulheres do agronegócio, evento anual que reúne mulheres para debater em palestras assuntos pertinentes ao setor, apontando melhorias e discutindo sobre o avanço da tecnologia.

Quais os desafios e soluções encontrados pelas mulheres do agro?

Um dos maiores desafios enfrentados é o reconhecimento do seu trabalho, visto que essa área já foi predominantemente exercida pelos homens.

Grande parte delas hoje saem do papel de apoio e suporte dos seus maridos e familiares e passam a assumir a liderança das propriedades rurais e de empresas mesmo ainda não representando a maioria absoluta frente aos negócios do campo.

Mulheres do agronegócio e o uso de tecnologia na gestão

Hoje os softwares de gestão agrícola, assim como planilhas de Excel, são considerados um grande passo para a inovação da tecnologia no setor do agronegócio, proporcionando um acompanhamento mais detalhado da produtividade, controle de estoque, média de rendimento da safra, entre outros.

Investir nessa tecnologia é uma forma de alavancar os lucros do negócio e cada vez mais buscar conhecimento e inovação.

Além de vencer inúmeras barreiras impostas pela sociedade, as mulheres realizam grandes contribuições na produtividade da cadeia do agronegócio. Assim, buscar o empoderamento no campo e fortalecer a importância do seu papel é essencial para que possamos promover o desenvolvimento territorial.

Você também pode gostar…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *