Gestão de maquinário agrícola: como funciona e como fazê-lo?

A gestão agrícola enfrenta diariamente diversos desafios, principalmente com a utilização de maquinário. O uso do maquinário agrícola está ligado a diversos fatores como manutenção, lubrificação, seguro, depreciação, entre outros.

No texto de hoje vamos falar sobre alguns cuidados importantes que devem ser tomado no tocante a gestão do maquinário agrícola.

Depreciação

A depreciação nada mais é que a desvalorização do maquinário com o passar do tempo. Essa desvalorização pode se dar por diversos fatores como desgaste pelo uso diário, falta de manutenção, pela ação do tempo ou até mesmo desgaste natural. Sendo assim, esses desgastes devem incidir no valor final da máquina quando ela for objeto de venda ou garantia.

Para que o maquinário agrícola não degrade é necessário que seja guardado em um local abrigado do sol, chuva, granizo, raios e demais ações que possam deteriorar o bem.

Seguro de maquinário agrícola

O seguro é uma forma de garantir a proteção do maquinário em caso de acidentes e imprevistos. É uma forma de garantir a proteção caso ocorra algum acidente antes do período normal de depreciação. Sem contar que, aderindo ao seguro para máquinário agrícola, além de proteger o bem patrimonial, estará garantindo o plantio e colheita sem imprevistos desagradáveis.

Custos Variáveis

Existem custos referentes ao maquinário que são variáveis e dependem de diversos fatores para que se possa ter um resultado mais concreto. Dentre eles estão:

Combustíveis

É possível que se estime o gasto com combustível tendo em vista a experiencia do produtor rural na sua propriedade. Porém, alguns desgastes naturais do maquinário como por exemplo perda da potencia do motor ou ate mesmo falta de manutenção podem influenciar para que essa conta aumente. Outros fatores também podem influenciar nesta conta como o estado de conservação dos pneus, velocidade de trabalho, lastragem, entre outros.

O ideal é que o Produtor saiba a média que cada máquinario faz por litro de combustível para que tenha uma média de quanto irá utilizar, sem que hajam gastos excessivos.

Manutenção

O custo com a manutenção é considerado um dos mais importantes tratando-se de conservação do maquinário. Existem dois tipos de manutenção:

  • Preventiva: manutenção realizada para evitar que certos problemas apareçam durante o plantio ou a colheita, momento esse em que o maquinário agrícola é extremamente demandado.
  • Corretiva: manutenção realizada quando já se tem o diagnóstico de um problema específico, fazendo com que o produtor necessite realizar o reparo imediatamente.

Além disso, os custos com manutenção envolvem além das citadas acima, peças utilizadas e mão de obra.

 

Você também pode gostar…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *