Zoneamento Agrícola de Risco Climático para a Cultura da soja no RS

       O Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc) é bastante utilizado por produtores em todo o país, pois apresenta resultados completos e amplos, e representa uma importante ferramenta de gestão para orientar o produtor rural ao levar em conta aspectos como o solo, o ciclo das culturas e o período de semeadura. 

        O Zarc na prática leva em consideração as necessidades fisiológicas de cada cultura,  e é elaborado a partir do cruzamento de dados relacionados a fenômenos climáticos adversos e o mapeamento das diversas cidades do país, com o objetivo de indicar quais são os períodos de plantio mais recomendados para cada situação específica.   

Como é feito o Zoneamento? 

A Embrapa é a instituição responsável pelo desenvolvimento da metodologia utilizada na avaliação de todos os parâmetros, ela também fica responsável pela aplicação do zoneamento agrícola no país.  Após a Embrapa finalizar o estudo, o ZARC precisa passar por um processo de validação e para isso, são organizados seminários técnicos e reuniões em conjunto com representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e do setor produtivo.

E onde são publicadas as recomendações do Zarc? 

O Ministério da Agricultura aprova o Zoneamento Agrícola de Risco Climático através de Portaria e é publicada no Diário Oficial da União. 

Qual o objetivo do Zarc? 

Determinar a melhor época de semeadura para cada município, onde as fases mais críticas da cultura tenham uma probabilidade menor de coincidirem com as adversidades climáticas, por exemplo, falta de água, temperaturas excessivamente elevadas ou baixas. E ainda, a prevenção e controle da ferrugem asiática, com isso sempre devem ser observadas as determinações relativas ao vazio sanitário e ao calendário de plantio. 

Qual a vigência da publicação? 

Ano safra. 

E para a cultura da soja no estado do Rio Grande do Sul, ano-safra 2023/2024 quais são as orientações?

Neste mês foi publicada uma atualização na portaria SDA/MAPA Nº 886, de 12 de setembro de 2023, com o novo calendário de semeadura da Cultura da soja. O Rio Grande do Sul foi dividido em três regiões,  e os prazos recomendamos para o plantio são: 

  • Região Sul-Sudeste, de 1º de outubro a 18 de janeiro de 2024, contemplando 110 dias; 
  • Região Norte-Nordeste, de 1º de outubro a 28 de janeiro de 2024, possibilitando 120 dias;
  • Região Campos de altitude, de 1º de outubro a 8 de janeiro de 2024, com 100 dias para semeadura. 

           A época de semeadura é um dos fatores que mais influenciam o rendimento da cultura da soja, ou seja, é ela quem determina a exposição da cultura à variação dos fatores climáticos limitantes. Assim, semeaduras em épocas inadequadas podem afetar o porte, o ciclo e o rendimento das plantas e aumentar as perdas na colheita.

          Além da época de semeadura a ZARC determina para efeito de indicação quais são as cultivares indicadas segundo o Grupo de Maturidade Relativa (GMR), no Rio Grande do Sul subdividindo-se em Grupo I (GMR  6.2); Grupo II (6.2  GMR  7.2) e Grupo III (GMR 7.2). E também relaciona todos os municípios aptos ao cultivo e períodos indicados de semeadura. 

Para mais informações acesse o link do MAPA  e fique por dentro das recomendações: https://www.in.gov.br/web/dou/-/portaria-sda/mapa-n-886-de-12-de-setembro-de-2023-510084980 

Você também pode gostar…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *