O que é o empreendedorismo rural e quais são os tipos?

Empreendedorismo Rural é uma forma de gerar novas oportunidades para o desenvolvimento de soluções no agronegócio. Os empreendedores do campo atuam em diversos segmentos assim como venda de produtos, consultoria, no desenvolvimento de tecnologias para o campo e na agricultura familiar.

Profissionais de algumas áreas do agronegócio podem formalizar as suas atividades através do MEI, que engloba atividades industriais, produção agrícola (animal ou vegetal), prestação de serviços, comércio, cunicultura, atividades ligadas à pesca, avicultura, apicultura e aquicultura. Uma das condições para se tornar MEI é ter faturamento anual de, no máximo, R$ 81 mil.

É uma facilidade para os empreendedores do agronegócio, que utilizam da sua atividade para o seu próprio sustento , para que possam efetuar a emissão de notas fiscais, ter acesso a limites de crédito especiais e financiamentos agrícolas, pagamento reduzido de impostos aderindo ao Simples Nacional, entre outros diversos benefícios.

Qual a importância do empreendedorismo rural?                     

O empreendedor rural qualificado para exercer as suas atividades no campo visa fomentar a cadeia do agronegócio através do fruto da sua atividade, aumentando assim o poder político-econômico e social dos produtores rurais. Além disso, o empreendedorismo trás cada vez mais jovens interessados em suceder o negócio familiar e até mesmo abrir o seu próprio negócio.

Quais os tipos de empreendedorismo rural?                    

Agricultura familiar

A Agricultura Familiar hoje é um dos maiores segmentos de produção alimentícia brasileira. É constituída por pequenos produtores que utilizam das suas propriedades rurais para exercer o trabalho em família de produção de alimentos. Destacam-se, principalmente, pela produção de milho, raiz de mandioca, pecuária leiteira, gado de corte, ovinos, caprinos, oleícolas, feijão, cana, arroz, suínos, aves, café, trigo, mamona, fruticulturas e hortaliças.

Assim como o trabalho de produção, a gestão do negócio rural na Agricultura Familiar é também feito pela família, onde o Produtor Rural utiliza do campo tanto para moradia quanto para a sua fonte de renda. Uma característica marcante também é a diversidade de produção, unindo a produção de subsistência com a produção para o mercado, como por exemplo as feiras de produtores.

Para o negócio ser considerado Agricultura Familiar, deve seguir alguns requisitos específicos para que seja feita essa identificação. Conforme a Lei 11.326/06, que define o agricultor familiar e o empreendedor familiar rural aquele que exerce atividades no meio rural, possuindo terra com até quatro módulos fiscais, utilizando a mão de obra exclusivamente familiar e que se mantenha com a renda advinda do próprio empreendimento.

Venda de produtos de origem rural

O Produtor Rural pode realizar suas atividades com foco na venda de produtos de origem rural, provenientes da sua lavoura. Sejam eles vegetais, produtos alimentícios como compotas ou organização de uma cooperativa de vendas formada por vários produtores de uma mesma região. Desenvolver estratégias para a comercialização dos produtos é uma maneira de tornar a produção rural mais rentável.

Venda de maquinário

Cada vez mais as novidades no setor de máquinas agrícolas crescem, seja para o manejo de plantas ou para o manejo de animais. Empreender neste ramo é uma atividade bem lucrativa e que cada vez mais é fomentada no ramo do agronegócio. Além de poder trabalhar como representante de empresas de maquinários agrícolas, é possível também oferecer consultoria sobre a utilização e manutenção desses equipamentos.

Desenvolvimento de tecnologias

A evolução da tecnologia tem contribuído para o desenvolvimento de ferramentas cada vez mais modernas no tocante à gestão de lavouras, contabilidade rural, cuidados com o rebanho de animais, mudanças climáticas, controle de insumos, entre outros. A tecnologia tem cada vez mais ganhado espaço no meio rural e é uma grande oportunidade para quem trabalha no agronegócio e para quem busca um espaço no mercado como desenvolvedor.

Biocombustíveis

O biocombustível é uma alternativa sustentável ao combustível fóssil e destacam-se aqui no Brasil quando extraídos do cultivo de oleaginosas e da cana-de-açúcar por terem uma proposta sustentável e cada vez serem menos poluentes ao meio ambiente.

Quais as características dos empreendedores rurais?                   

O perfil do empreendedor do campo permanece com as características de antigamente, mas vem cada vez mais se remodelando ao momento atual em que vivemos. Os produtores e empreendedores rurais estão cada vez mais optando por fazer a gestão do seu negócio utilizando softwares atualizados. É importante que os empreendedores tenham postura de liderança e o anseio de cada vez mais expandir os seus negócios, fazendo com que torne cada vez mais rentável.

Você também pode gostar…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *