Olhe menos para cima e mais para frente

Nos últimos anos, no Rio Grande do Sul, a safra de soja e milho não foram tão bem quanto imaginávamos. O clima afetou diretamente as produções, com uma estiagem rigorosa, as lavouras acabaram diminuindo a produtividade e consequentemente os produtores rurais colheram menos. Assim os custos da lavoura permaneceram, ou elevaram, porém as receitas diminuíram.

Neste contexto, muitos produtores começaram a se preocupar e dar a devida importância para reservas com contingências, seguros agrícolas, investimento em irrigação, entre outras práticas que amenizam o efeito direto de uma estiagem.

Uma das formas mais seguras de prevenção é o seguro agrícola, ele busca cobrir as perdas causadas por fenômenos meteorológicos. Isso desde a emergência da planta até a colheita. Os fenômenos meteorológicos, neste caso, são: variação excessiva de temperatura, incêndio, raios, geada, granizo, tromba d’água, chuvas excessivas, seca e ventos fortes.

O seguro tem objetivo de tranquilizar o produtor de que, caso aconteça alguma adversidade climática e sua produção seja afetada, ele não irá sofrer uma total quebra de safra. O seguro pode ser encarado como um insumo qualquer da lavoura, planejado na pré-safra pelo produtor, a fim de que garanta o sucesso e a continuidade da atividade rural. Todos os produtores têm a possibilidade de garantir a segurança sobre um dos principais fatores que afetam a produção. A concessão ou não do benefício dependerá da quantidade de recursos federais disponíveis no momento.

“Os prêmios para março de 2024 já estão negativos em 20 centavos de dólar. Infelizmente isso é um prenuncio de que a situação desse ano de prêmios baixos e negativos poderá se repetir em 2024”, alerta, Gustavo Gularte Kroeff, coordenador de seguros da TentosCap.

Quanto à safra futura, indica-se que apenas 8% da safra foi vendida até o momento. O produtor ainda está aguardando o desfecho da combinação entre preços futuros, câmbio e prêmios.
Apesar do fenômeno La Niña ter finalizado, a safra 2023/2024, pode apresentar nas culturas de inverno, por exemplo, chuvas rigorosas, geadas, granizo, entre outros fenômenos meteorológicos. Assim o objetivo é dar a certeza que uma parte de sua safra está garantida pelo seguro agrícola. Além de seguro agrícola, o produtor que apresenta empréstimos/financiamentos, conta com um seguro exclusivo 3tentos, seguro CPR GOLD. É um seguro que garante que uma parte do crédito tomado, está garantido, se caso algum fenômeno climático venha atingir a lavoura e consequentemente a produção.

Mas levando em consideração os anos anteriores. Você acha que vale a pena se prevenir, pensando que o seguro é um investimento, ou você prefere correr esse risco sem proteção ao seu negócio?

Você também pode gostar…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *