Primeiramente qual a definição do conceito de commodities? Commodities, palavra de origem inglesa, significa mercadoria. Esse termo refere-se a um determinado bem ou produto de origem primária que é comercializado, e esse mercado é composto por recursos agrícolas, minerais, vegetais entre outros.
As commodities são matérias-primas básicas do nosso dia a dia, como por exemplo, milho, dólar, carne, café, petróleo, ouro, dentre outras. Sendo divididas entre soft, produtos que podem consumidos ou utilizados como matéria-prima; e hard, as matérias-primas e recursos naturais que podem ser extraídos ou minerados. Uma das principais características é ser pouco processado, sendo utilizado na produção de produtos de maior valor agregado.
Vale ressaltar que o mercado de commodities é a base da nossa economia global, e com isso se houver grandes oscilações nessas mercadorias, outras atividades sofrem influência, principalmente na indústria e comércio, ocasionando em produtos mais caros ou mais baratos.
No Brasil, os commodities correspondem a 65% das exportações do país, por isso, somos considerados um dos maiores produtores de commodities do mundo.
Esses produtos derivados das commodities podem ainda ser classificados de acordo com sua origem:
Agrícolas: essencialmente produtos derivados do agronegócio, como soja, milho, trigo, algodão, café, carne e açúcar;
Minerais: minérios, minerais, metais e recursos ligados à energia. Entre os mais conhecidos estão: ferro, minério de ferro, ouro, petróleo e gás natural;
Ambientais: recursos naturais que produzem outros bens e são importantes para a indústria, como água e madeira;
Financeiras: moedas e títulos públicos também podem ser considerados commodities, como o dólar, o euro, o próprio real e até títulos do Tesouro Direto.
Em relação ao mercado financeiro, a oferta e a demanda são os fatores primordiais na determinação dos preços das commodities. De modo geral, o Brasil se beneficia com uma alta dos produtos que exporta, mas tem pouco controle sobre os preços, que passam a ser determinados pelo mercado global.
As principais commodities da balança comercial brasileira são: soja; café; petróleo; alumínio; suco de laranja; minério de ferro e carne. Os produtos brasileiros são destinados para mais de 180 países. O agronegócio também é responsável por cerca de 25% do Produto Interno Bruto e emprega um terço da população ativa.
Os estados que mais produzem commodities hoje são: Mato Grosso, São Paulo, Paraná e Minas Gerais, conforme dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.