O que é CPR Financeira e como funciona?

O que é a CPR Financeira?

A Cédula de Produto Rural Financeira é um instrumento que possibilita a liquidação financeira, ou seja, com dinheiro. O emitente desta cédula poderá pagar o valor devido em dinheiro, ao contrário da CPR Física a qual exige que o produto seja entregue para quitação.
Essa modalidade possibilitou um aumento das operações através da incorporação de novos agentes financeiros interessados na rentabilidade do título, e não no produto que é entregue através da CPR Física.
Desse modo, a Cédula de Produto Rural Financeira é utilizada cada vez mais com taxas de juros predeterminadas, com a possibilidade de conversão financeira do ativo, tornando útil na coleta de recursos para produtores e cooperativas, sendo assim, é considerado um investimento de renda fixa.

Qual a diferença entre a CPR física e a financeira?

A CPR Física é um título onde o emitente, o Produtor Rural, promete a entrega de produtos rurais em data, local e condições, principalmente de qualidade, especificadas no contrato. Nada impede que este título circule através de endosso do credor.
Já a CPR Financeira é uma CPR com a possibilidade de liquidação financeira. O emitente deste título poderá pagar a quantia ao invés de fazer a entrega do produto rural, como é feito na CPR Física. A emissão de uma CPR-F é como um contrato de compra e venda, então é importante atentar-se para as condições específicas exigidas por lei.

Como funciona a CPR financeira?

A CPR Financeira funciona de forma prática, onde o produtor rural emite uma cédula de produto rural com liquidação financeira e na data de vencimento estipulado, o título é quitado com dinheiro e não com a entrega do produto, como naturalmente aconteceria na CPR Física.
Para garantir o cumprimento da obrigação pode-se adicionar a CPR Financeira uma garantia, seja ela real ou fidejussória. Podem ser utilizados penhor de grão, aval, alienação fiduciária de bem imóvel, patrimônio rural em afetação, entre outros.

Você também pode gostar…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *