Efeitos da variação do dólar/inflação e Selic para o produtor rural

As variações da Taxa Selic e do Dólar criam um cenário incerto para o produtor rural, pois afeta diretamente a comercialização dos estoque de produtos  (soja, milho, trigo…) e compra de insumos, relacionados principalmente com exportação e importação.

Para o produtor rural, a alta do dólar demonstra o aumento dos custos por causa dos preços dos insumos importados e incrementa a renda bruta porque aumenta a receita das exportações convertida em reais. Assim nem sempre, o dólar subir ou baixar é bom, é preciso sempre analisar o momento da compra e da venda, para que se busque sempre comprar pelo menor valor e vender pelo maior.

A alta da Selic impacta o valor da taxa de câmbio, ou seja, o dólar. Isso porque quanto mais alta a taxa de juros (em relação à taxa nos Estados Unidos), mas atraímos investimentos internacionais em busca de retorno. Porém a alta da taxa Selic desperta um sinal de alerta, principalmente para pessoas que buscam empréstimos, pois a taxa  dos empréstimos é proporcional a taxa Selic.

Uma prática do governo para combater a inflação, é aumentar a taxa Selic, assim, em tese, diminui a demanda, e a oferta acaba sendo afetada com a baixa dos preços.

Lembre-se! A Inflação está diretamente ligada a oferta e demanda, sempre é necessário entender os motivos reais que fazem os preços se alterarem. Por exemplo, o preço do soja pode alterar por uma super safra, ou uma frustração de safra. Também é preciso analisar os compradores das exportações, relacionamentos políticos e acordos comerciais.

Com o dólar em queda, o preço da soja e de outros produtos, como trigo, café e milho, tem os valores desajustados, o que acaba influenciando nas margens de lucros, se  o produtor comprou os insumos com o dólar em alta.

“Tem operações de mercado na soja, no milho, na cana, em que você tem o ciclo muito longo. Se você tem uma mudança cambial da forma como foi feita, todo o seu planejamento vai para o brejo”, observa Daoud.

O custo de oportunidade entre vender soja ou se alavancar, sempre precisa ser calculado, levando em consideração variáveis do mercado, fluxo de caixa, entre outros pontos.

Sendo assim podemos ver que essas variações nem sempre são benéfica ao produtor rural . Assim é necessário sempre acompanhar os valores e taxas para que o produtor tenha mais chances de fazer um bom negócio.

Você também pode gostar…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *