O que esperar da taxa Selic?

Para começarmos, o que é a taxa selic?

A taxa selic é a taxa básica de juros da economia brasileira, a qual influencia todas as demais taxas de juros do país.

Ela é a taxa balizadora para as taxas cobradas em empréstimos, financiamentos e até as de retorno sobre aplicações financeiras.

Para o ano de 2023 a taxa tem tendência de continuar em 13,75% ao longo de todo o ano.

Apesar da nova rodada de pressões realizada pelo Governo Federal sobre o Banco Central com vistas à queda de juros, a expectativa para a taxa Selic se manteve estável para o fim de 2023, 2024 e 2025 no Boletim Focus.

Uma pesquisa feita pelo Estadão, reuniu a projeção de 9 corretoras, que apresentam as seguintes expectativas da taxa Selic para 2023:

  • Ativa Investimentos: 13,75% ao ano
  • CM Capital: 12,5% ao ano
  • Genial Investimentos: 14,5% ao ano
  • Guide Investimentos: 12,25% ao ano
  • Nord Research: 13,75% ao ano
  • RB Investimentos: 12% ao ano
  • Rico: 13,75% ao ano
  • Western Asset: perto de 12% ao ano
  • XP Investimentos: 13,75% ao ano

A lógica da Taxa Selic é simples de entender:

Quando a taxa Selic sobe, os juros sobem. Assim, os financiamentos e o acesso a crédito se tornam mais caros, o que desestimula o consumo. Como consequência, há uma redução dos preços, ou uma diminuição na elevação desses preços — ou seja: a inflação cai.

Quando a taxa Selic cai, os juros caem. Assim, os financiamentos e o acesso a crédito se tornam mais baratos, o que estimula o consumo. Com mais pessoas e empresas consumindo, os preços sobem, elevando a inflação.

A taxa selic no agronegócio tem como foco nos financiamentos e empréstimos. Justamente porque quando a taxa cai se torna mais fácil o barato o consumo dos produtos.

Vale lembrar que para quem teve prejuízo com seca e geada no ano (2023), o crédito ou o financiamento rural podem servir como alavanca para retomada ou permanência na atividade.

Porém as preocupações maiores devem ser com operações de custeio, como: preparo do solo; compras de insumos e maquinários; ou outras operações cotidianas, até a colheita.

 

Milena Bigolin Skalski

 

Você também pode gostar…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *