PRÉ PLANTIO DA SOJA – O QUE É IMPORTANTE OBSERVAR? 

O período de pré-plantio da soja é um momento de planejamento, revisão, tomadas de decisões e preparação para a próxima safra que está por vir.

Cada detalhe do preparo é importante para que se obtenha o melhor resultado com a produtividade da cultura, assim como, redução de custos com manejos que sejam desnecessários. 

Os principais pontos a serem observados são: 

  • Vazio sanitário: consiste em não deixar nenhuma planta viva no talhão em um período de até três meses, com o objetivo de evitar a ocorrência de pragas e doenças, principalmente, a ferrugem asiática.
  • Calagem e adubação: verificar a necessidade de aplicação de cálcario, entender sobre o pH do solo, redução e concentração de ferro, alumínio e manganês. E partir disto, determinar se há falta ou excesso de nutrientes no solo para então realizar o manejo de adubação. 
  • Escolha da cultivar adequada: verificar quais são as recomendações técnicas para a região de plantio, como a época de semeadura, pontos fortes, tipo de solo, características de qualidade da semente como germinação e vigor, além de resistência a doenças. 
  • Época de plantio: observar em qual época a cultivar desejada deve ser plantada e qual o seu grupo de maturação para entender se a mesma se adequa a região ou não. 
  • Preparo do solo: toda lavoura tem necessidade fundamental de que o solo esteja preparado com capacidade de drenagem de água, quantidade de nutrientes adequados, com isso importante a analise de solos, e principalmente no momento de plantio a temperatura média ideal precisa estar entre 20ºC e 30ºC. 
  • Dessecação pré-plantio: uniformizar a massa vegetal com o intuito de auxiliar no controle de plantas daninhas, protegendo a lavoura de possíveis doenças provenientes do solo, recomendado de 20 a 30 dias antes do plantio. 
  • Revisão de Equipamentos: Máquinas como plantadeiras, devem estar prontas após a escolha da cultivar, com a sua manutenção adequada, regulagem, para que se possa obter a melhor distribuição correta das sementes por hectare. 
  • Clima: acompanhar as condições climáticas para um bom estabelecimento das plantas. 

Todo e qualquer resultado se obtém através de um bom planejamento, além de estratégias que possam contornar possíveis problemas durante o plantio. O preparo na “pré-safra” faz com que a lavoura esteja bem estruturada para iniciar com um bom potencial produtivo.

Você também pode gostar…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *