O que é seguro agrícola, como funciona e quais são suas coberturas?

Sabemos que uma ótima colheita não depende 100% da utilização dos melhores insumos ou de técnicas aplicadas na área. Depende também da lavoura protegida contra adversidades. Por isso, o seguro agrícola é benéfico ao Produtor Rural, trazendo segurança do plantio até a colheita.

Confira abaixo o que é o seguro, quais modalidades possui e quais são suas coberturas!

O que é o seguro agrícola?     

O seguro agrícola é um tipo de serviço oferece ao Produtor Rural proteção contra perdas decorrentes de fenômenos climáticos e adversidades que afetam as lavouras. Eles são fornecidos por segurados ou através dos programas do Governo Federal. O objetivo é resguardar o produtor de qualquer tipo de prejuízo que possa ocorrer nas suas lavouras.

As culturas que recebem cobertura e o seu tipo variam conforme cada seguradora. No entanto, grande parte visa proteger a propriedade rural dos prejuízos que possam ser causados através de fatores climáticos adversos e que comprometem a produtividade como um todo.

Quais as modalidades de seguro agrícola?        

O seguros agrícolas se subdividem em modalidades, variando as suas coberturas. Hoje, as seguradoras oferecem seguro para grãos, seguro para hortas, seguro para pomares, seguro para máquinas agrícolas, entre outros. Importante lembrar que algumas seguradoras não oferecem cobertura para perdas em áreas irrigadas.

Quais culturas são seguráveis?       

Existem várias culturas que são seguráveis. No caso dos grãos, as principais coberturas se estendem a soja, milho, trigo e arroz, no hortifruti podem ser incluídas as plantações de tomate, banana, entre outras. O seguro ainda conta com cobertura para culturas perenes como café, cana de açúcar e para florestas, como eucalipto e pinus.

O que cobre o seguro agrícola?        

As coberturas dos seguros variam conforme a seguradora escolhida. Comumente, os seguros cobrem

  • Chuvas excessivas
  • Incêndio
  • Queda de raio
  • Tromba d’água
  • Ventos fortes
  • Ventos frios
  • Granizo
  • Seca
  • Geada
  • Variações excessivas de temperatura
  • Não Germinação
  • Inundação

É importante ter em mente quais são as adversidades que o seguro não cobre, como por exemplo, áreas irrigadas.

Quais as vantagens do seguro agrícola?                              

O seguro agrícola traz inúmeras vantagens e benefícios ao Produtor Rural que a contrata. Além de trazer segurança a lavoura do plantio até a colheita, o seguro agrícola evita que o produtor tenha prejuízos exorbitantes caso ocorra algum evento adverso que prejudique a lavoura. Algumas instituições financeiras a vantagem de inspeção sem custo para o agricultor.

Outra vantagem do seguro agrícola é que a contratação pode ser feita por pessoa física ou jurídica possibilitando flexibilidade na escolha das coberturas que irão compor o seguro e atendimento especializado, rápido e seguro.

Como é feito o seguro rural e qual o custo?                         

O Produtor Rural interessado em contratar o seguro agrícola deve  dirigir-se até uma instituição que ofereça esse tipo de operação, portando os documentos necessários para contratação. É importante ressaltar que cada empresa possui o seu kit de documentos próprio. O custo do seguro agrícola varia conforme a região em que a lavoura se encontra, a cultura que o seguro irá cobrir e quais eventos adversos o produtor deseja que sejam inclusos na cobertura.

O seguro agrícola traz muitos benefícios ao Produtor Rural quando o valor da adesão é comparado ao valor da perda. A sua contratação evita prejuízos excessivos e até mesmo o fim da atividade agrícola, trazendo segurança e estabilidade ao Produtor Rural.

Você também pode gostar…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *