O Seguro Agro é um segmento do agronegócio que tem como objetivo antecipar riscos e evitar prejuízos, assim, criando soluções de prevenção, desenvolvendo alternativas para resolução de obstáculos que surgem para o produtor rural, antes que eles de fato apareçam.
O agronegócio brasileiro cresceu muito nos últimos anos, e tem evoluído de uma forma ampla nos últimos anos, tornando-se referência em tecnologia e inovação, alcançando dados elevados em relação por exemplo as exportações de grãos, onde atinge-se safras recordes a cada ano. Basta olharmos as estimativas feitas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que está prevendo que a safra 2023/2024 que deve quebrar mais um novo recorde, chegando próximo de 300 milhões de toneladas.
Mas, como qualquer ramo de negócio, o produtor rural está sujeito a diversas intempéries, principalmente climáticas que interferem diretamente na sua questão econômica. Justamente por isso, o mercado de seguro agrícola cresceu 30% somente em 2022, com R$ 6,3 bilhões pagos em apólices, segundo dados da Comissão de Seguro Rural da Federação Nacional de Seguros Gerais (FenSeg). E ainda, de acordo com a mesma entidade, a expectativa é que essa modalidade de seguro cresça ainda em 2023.
Este ano com os efeitos do fenômeno do El Niño cada vez mais visíveis, tanto na safra de inverno que está neste momento encerrando com as colheitas da Cultura do Trigo, como na previsão para a safra de verão, são nítidos os desafios para o produtor, que possui sua indústria a céu aberto. Dados da FenSeg recentemente publicados, apontam que a subvenção ao seguro rural de R$ 1,06 bilhão não será suficiente para apoiar o produtor rural.
E com isso, a preparação do produtor rural de forma rápida e eficiente no seu negócio para ao menos tentar minimizar os possíveis danos e reverter a situação, e assim, finalmente, reintegrar o prejuízo sofrido dando sustentabilidade às operações do agronegócio.
Este protagonismo da Gestão pelo produtor ao seu negócio, é tão importante, que estamos vendo o desenvolvimento e fortalecimento de diversas modalidades de seguros destinadas exclusivamente aos produtores rurais.
O mais conhecido continua sendo o seguro rural tradicional, que protege os produtores rurais e as suas produções, independentemente de quais sejam os sinistros, como geadas, altas intensidades de chuva e seca, por exemplo. Mas outros estão ganhando cada vez mais notoriedade, contribuindo para o fortalecimento do agronegócio.
Importante ressaltar que o seguro agro, têm um um papel fundamental para o produtor, fazendo com que ele possa dar continuidade no seu negócio, desenvolvendo alternativas que possam minimizar prejuízos, sendo assim, como um elemento de continuidade e equilíbrio das atividades financeiras.