Cada dia mais notamos o avanço da tecnologia em todos os segmentos, inclusive no agronegócio. Hoje, boa parte desse avanço chega até o mercado agro através das Agtechs. Mas como isso acontece, e quais são os principais tipos de Agtechs? Vamos explicar nesse texto!
O que são as AgTechs?
As Agtechs são um modelo de startup que se definem como empresas que buscam soluções inovadoras no agronegócio, através de novas tecnologias aplicadas no campo.
O Brasil é um grande produtor e exportador de grãos e proteína animal, e com foco total no agronegócio, essas empresas proporcionam um relevante avanço para o setor, como automatização da rotina no campo e otimização de processos gerando, assim, aumento da produtividade. Essa transformação digital traz inúmeros benefícios ao Produtor Rural, desburocratizando processos e elevando a qualidade dos seus negócios.
Onde atuam as AgTechs?
As Agtechs atuam em todos os segmentos do agronegócio como um suporte tecnológico para os Produtores Rurais na busca pela otimização de processos.
Aliando a tecnologia e a inovação, as Agtechs oferecem alguns serviços como sistemas de gestão da produção, tanto de grãos, como da pecuária, de colheita, logística, automatização de processos e soluções financeiros com foco no agronegócio.
Quais as vantagens e inovações das AgTenchs?
As Agtechs oferecem produtos e serviços como softwares de gestão do campo e da pecuária, drones, biotecnologia, gestão da fazenda, rastreio, robôs, sensores, sistemas autônomos, entre outros. Muitas delas utilizam imagens de satélites para geração de índices de vegetação, ajudando emprestadores e seguradoras a entenderem os riscos atrelados aos produtos comercializados.
Uma das principais vantagens desse modelo de negócios é proporcionar contínua inovação para o setor, bem como a aplicação de ferramentas de automação trazendo mais praticidade e agilidade para o Produtor Rural. A digitalização do campo está intrinsicamente ligada à difusão das tecnologias providas pelas Agtechs, o que gera um ciclo positivo para o segmento.
Quais as principais AgTechs brasileiras?
Você já conhece alguma Agtech brasileira? Abaixo vamos citar algumas
- TentosCap – Atuará trazendo soluções financeiras com foco no agronegócio.
- Aegro – Atua com uma ferramenta de gestão agrícola, especialmente de fazendas.
- Agronow – especializada na previsão e monitoramento de safras.
- Solinftec – atua na coleta e análise de dados, monitoramento climático etc.
- Strider – Agtech focada na gestão agrícola.
Quais as principais AgTechs internacionais?
Algumas das Agtechs internacionais com maior relevância no mercado são:
- CiBO Technologies
- FarmLead
- MagGrow
- Soft Robotics
- Trace Genomics
É importante que cada vez mais os processos tecnológicos avancem, de modo que facilitem a vida do Produtor Rural, evitando processos burocráticos e facilitando o gerenciamento das informações. Assim, melhores condições de trabalho e um melhor controle analítico do negócio em geral serão possíveis, alavancando os resultados de todas as partes que trabalham pelo e para o Agro.
As Agtechs são um grande caminho para estimular a competitividade do mercado e hoje têm crescente representatividade para o agronegócio.