Na atividade agrícola não basta apenas utilizar da melhor semente e o melhor manejo cultural para obter produtividades altas, é preciso saber, em números e indicadores, como está a saúde financeira do negócio. Cada vez mais a margem de lucro dos produtores rurais está nas vírgulas, e é para ajudar nesta área que a consultoria financeira rural existe.
O QUE É A CONSULTORIA FINANCEIRA?
A consultoria financeira é baseada a partir de um levantamento de todas as informações da empresa rural e a partir daí é montado um plano de ação para organizar e planejar as finanças da propriedade, mas não somente isso, quando bem implementada a consultoria financeira ajuda os produtores rurais a tomarem as melhores decisões para o negócio.
Cabe ao consultor financeiro fazer uma análise dos gargalos e propor alguns mecanismos para a organização das finanças, a fim de alcançar objetivos traçados juntamente com o responsável pelo negócio.
COMO FUNCIONA A CONSULTORIA FINANCEIRA NO AGRONEGÓCIO?
Cada consultoria terá sua maneira específica de trabalhar, mas ela se dará através das grandes áreas que permeiam a atividade agrícola: a produção, as finanças, a comercialização e os recursos humanos.
Cada uma dessas áreas será abordada de maneira individual e com atenção, a fim de construir dados que apresentem resultados da situação da empresa, além de criar metas e objetivos para otimizar ou melhorar os aspectos que não se encontram de acordo om o objetivo do gestor da propriedade.
COMO ESCOLHER UMA BOA CONSULTORIA AGRÍCOLA?
Antes de contratar qualquer serviço é crucial que alguns pontos sejam analisados. Credibilidade é o primeiro deles, busque empresas ou consultores que tenham experiência de mercado.
Conhecimento técnico/prático é o segundo ponto, os problemas não se resolverão sozinhos se a pessoa responsável não tiver conhecimento ou não souber o que está fazendo. E o terceiro ponto é a agilidade, se está procurando por ajuda é porque algo não está de acordo, e a resolução deve acontecer da melhor – e mais rápida – maneira possível.