O Open Banking permitirá o compartilhamento de dados e serviços de clientes entre as instituições financeiras. Esse compartilhamento se dará com prévia autorização e não será obrigatório. Os dados dos clientes que autorizarem serão compartilhados através da integração dos sistemas das instituições financeiras.
Um dos princípios fundamentais do Open Banking é que o compartilhamento dos dados seja feito com prévia solicitação e autorização do cliente sendo assim, as empresas deverão, obrigatoriamente, fazer o compartilhamento das informações de quem solicitar, seja pessoa física ou jurídica.
Quais os benefícios do Open Banking?
O compartilhamento de dados através do Open Banking irá oferecer ao cliente novos modelos de negócios, com taxas mais competitivas e com produtos mais centrados ao consumidor.
Será possível também fazer a portabilidade de relacionamento de uma instituição para outra, mantendo o vínculo que já havia sido criado anteriormente, além de toda a transparência da vida financeira do cliente de produtos e serviços.
O Open Banking é seguro?
Os clientes que optarem por compartilhar os seus dados com as instituições financeiras terão seus dados protegidos pelas próprias instituições financeiras. O compartilhamento ocorre em ambiente seguro e adequado a Lei Geral de Proteção de Dados.
Quem pode participar do Open Banking?
Todos os clientes que possuem relacionamento com um banco ou instituição financeira poderão fazer parte do Open Banking. Será necessário emitir uma autorização para que os dados sejam compartilhados.
Quais instituições vão participar e quem será o responsável pela implementação?
No Brasil, podem participar instituições financeiras reguladas oficialmente pelo Banco Central do Brasil. As instituições classificadas como S1 terão participação obrigatória e as demais instituições terão
O Banco Central é a autoridade monetária que estabelece o início de todo esse processo de implementação. Na prática, o BC é o responsável por fiscalizar de perto as instituições que participarão do Open Banking.
Quais as fases de implementação do Open Banking?
O Open Banking teve o início da sua implementação em 01 de fevereiro de 2021. Passou para a 2ª fase em 13 de agosto de 2021 e entrará na 3ª fase em 29 de outubro de 2021, findando o processo de implementação em 15 de dezembro de 2021.
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Dados públicos das instituições financeiras
As instituições financeiras participantes do Open Banking irão disponibilizar os dados de forma segura e seguindo o mesmo padrão. Neste momento serão disponibilizadas as informações dos canais de atendimento e dos produtos e serviços, como taxas e tarifas.
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Compartilhamento dos dados do consumidor
Nesta fase, o consumidor poderá compartilhar os seus dados como cadastros, transações em conta, informações sobre cartões e operações de crédito com as instituições que possui relacionamento ou com as que pretende iniciar. É importante lembrar que esse compartilhamento só deve ser feito através do prévio consentimento do cliente, podendo ser revogado ao momento da sua preferência.
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Serviços à escolha do consumidor
Os clientes poderão acessar produtos e serviços financeiros como pagamentos e encaminhamentos de propostas de crédito sem precisar acessar os canais das instituições financeiras as quais possui relacionamento.
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Ampliação de dados, produtos e serviços
Nesta etapa final serão incluídos novos dados que poderão ser compartilhados, por exemplo seguros, previdência privada, câmbio, investimentos, entre outros.
O que vai mudar no agro com o Open Banking?
O Open Banking trará ao Produtor Rural novas oportunidades de negócio focadas na atividade rural. O compartilhamento dos dados com as instituições financeiras permitirá a proposta de taxas mais competitivas, benefícios exclusivos e o lançamento de novos produtos adequados a atividade agrícola.